Cartão por aproximação da Visa tem crescimento de 60% nos metrôs; veja como usar

Desde abril de 2019, a população no Rio de Janeiro passou a contar com uma nova opção de pagamento direto nas catracas do metrô: por meio do cartão por aproximação da Visa. Desde então, esta funcionalidade, em parceria do MetrôRio com a Visa, tem apresentado grande adesão pelas pessoas.

Cartão por aproximação da Visa tem crescimento de 60% nos metrôs; veja como usar
Cartão por aproximação da Visa tem crescimento de 60% nos metrôs; veja como usar (Imagem: Divulgação/MetrôRio)

Por conta da pandemia de covid-19, os hábitos da população passaram por mudanças. Novas formas de transação foram adotadas como forma de facilitar no dia a dia.

No metrô do Rio de janeiro, os usuários aderiram mais à forma de pagamento por aproximação, como por meio do cartão Visa. Neste caso, o recurso começou a estar disponível em abril de 2019, nas 41 estações do metrô do Rio de Janeiro.

Segundo a Visa, durante a pandemia, a tecnologia de pagamento por aproximação teve um aumento no índice de uso médio. A alta foi de 14% para 22% entre agosto de 2019 e o mesmo mês do ano passado. Estre crescimento representa um aumento de quase 60%.

De acordo com a empresa do cartão, 42% dos consumidores que conheceram a funcionalidade nas catracas das estações usaram esta tecnologia mais de cinco vezes nos 90 dias seguintes. A Visa ainda revelou que o índice de recorrência do pagamento por aproximação é maior que 90%.

Uso do cartão por aproximação da Visa no MetrôRio

Os pagamentos por aproximação acontecem por meio da tecnologia NFC. Este recurso possibilita que dois dispositivos se comuniquem a poucos centímetros de distância. No MetrôRio, para realizar o pagamento com o cartão Visa que possui a tecnologia NFC, basta aproximar o plástico nos validadores sinalizados.

O usuário ainda conta com a possibilidade de usar um dispositivo móvel com esta tecnologia para efetivar o pagamento. Dessa forma, os usuários contam com mais alternativas além de precisar carregar um cartão de transporte.

Ao utilizar esta tecnologia, os usuários garantem maior fluidez no embarque. Pelo contexto da pandemia de covid-19, o pagamento por aproximação também se torna uma alternativa mais segura.

Ao realizar a transação por meio desta tecnologia, a pessoa diminui as chances de contaminação, pois há menos contato.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.