Calendário do IPVA do RS faz cobrança para TRÊS placas nessa semana

Nesta semana, os motoristas do Rio Grande do Sul que possuem veículos com placa final 5, 6 e 7, pagam o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021. O vencimento das demais placas seguem ao longo do mês. Veja detalhes.

Calendário do IPVA do RS faz cobrança para TRÊS placas nessa semana
Calendário do IPVA do RS faz cobrança para TRÊS placas nessa semana (Imagem: Reprodução/Detran-RS)

Nesta quarta, 14, é o dia do pagamento para os donos de veículos de placa final 6. Já na sexta, 16, pagam os proprietários de veículos com placa final 7. Ontem, 12, foi o dia da placa final 5.

Pagamento do IPVA

O IPVA poderá ser pago em qualquer aplicativo ou através de home banking (internet) dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. No Banco do Brasil o pagamento só pode ser feito por clientes. Já nas casas lotéricas da Caixa Econômica Federal, o pagamento é somente presencial.

A taxa de licenciamento e multas podem ser quitadas separadamente do IPVA, e o dono do veículo deve se atentar às datas de vencimento de cada uma das obrigações.

Para quitar os débitos, o contribuinte deve ter em mãos o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), ou informar a placa e o Renavam do veículo.

Para conferir os valores do IPVA, multas e pendências, o contribuinte deve ser acessar o site www.ipva.rs.gov.br. Ou, baixar o aplicativo IPVA RS disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play.

Descontos Bom Motorista e Bom Cidadão

Ambos os descontos podem ser cumulativos. Os motoristas que não receberam multas nos últimos três anos são beneficiados com um abatimento de Bom Motorista de 15% no valor do IPVA.

Já no caso de condutores que não receberam multas há dois anos, o índice é de 10%. Por fim, quem ficou um ano sem cometer infrações, recebe um desconto é de 5%.

Já o desconto do Bom Cidadão, concede aos donos de veículos, inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha, um abatimento de 5% para os que acumularam no mínimo 150 notas fiscais com CPF, 3% para os que tiveram entre 100 e 149 notas e 1% para quem acumulou entre 51 e 99 notas.

Pagamentos em atraso

O contribuinte que não pagar o IPVA em dia, além de perder os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão (caso tiver direito), arcará também com multa de 0,33% ao dia em cima do valor do tributo não pago, até o limite de 20%.

Caso o débito seja inscrito em dívida ativa, ação que ocorre após 60 dias em atraso, o débito sofrerá acréscimo de mais 5%.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.