Imposto de Renda 2021: O que fazer para aumentar valor da restituição?

No dia 30 de abril acaba o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda deste ano de 2021, muitos dos brasileiros querem restituir e não sabem o que fazer para isso. 

Imposto de Renda 2021: O que fazer para aumentar valor da restituição?
Imposto de Renda 2021: O que fazer para aumentar valor da restituição? (Foto: FDR)

Escolha o modelo de declaração 

A escolha da declaração é importante e está conectada à restituição, já que ela determina o que o contribuinte poderá usar como despesas. Como com: médicos, dentistas, hospitais, planos de saúde, entre outros, que são usadas como desconto na base de cálculo, ou escolher o desconto padrão de 20%.

Gasto com saúde, educação 

O contribuinte precisa juntar todos os documentos que comprovem a despesa com médicos, dentistas, plano de previdência, plano de saúde, escola, psicólogo, entre outros.

Neste ano, o limite de despesas com educação é de R$ 3.561,50 por dependente e para despesas médicas o valor para restituição é ilimitado.

Dependentes

Uma outra coisa que pode aumentar a restituição é declarar dependentes, já que cada um que for incluído na declaração permite o abatimento no valor de R$ 2.275,08 no cálculo do IR a pagar.

De acordo com a Receita Federal, cônjuges e companheiros podem ser incluídos desde que o casal tenha um filho em comum ou viva junto há mais de cinco anos.

Filho e enteados também podem ser dependentes desde que tenham até 21 anos, ou até 24 anos desde que estejam cursando ensino superior ou escola técnica de segundo grau.

Restituição do Imposto de Renda

A restituição é o valor que muitas pessoas podem receber após fazer a sua declaração do Imposto de Renda.

Para isso é necessário que o contribuinte tenha recolhido mais imposto do que deveria, ao longo do ano, com isso, a parte “extra” dessa contribuição é devolvida pela Receita.

Serão cinco lotes de restituição que serão pagos mensalmente nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. As datas serão as seguintes:

  • 1.º lote: 31 de maio de 2021
  • 2.º lote: em 30 de junho de 2021
  • 3.º lote: em 30 de julho de 2021
  • 4.º lote: em 31 de agosto de 2021
  • 5.º lote: em 30 de setembro de 2021

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!