Poupatempo SP: Serviços online sobre IPVA, carteira de trabalho e mais

Pelo menos até amanhã, 11 de abril, os 82 postos do Poupatempo em São Paulo continuam fechados, por conta da prorrogação da fase emergencial para conter a pandemia causada pelo novo coronavírus. Essa medida está em vigor desde a segunda semana do mês de março. 

Poupatempo SP: Serviços online sobre IPVA, carteira de trabalho e mais
Poupatempo SP: Serviços online sobre IPVA, carteira de trabalho e mais (Imagem: Reprodução/Google)

Apesar disso, os 130 serviços online disponibilizados continuam, disponíveis no aplicativo do Poupatempo Digital e no portal, de acordo com o informado pelo governo do Estado.

Além disso, continuam mantidas as retiradas de documentos e as solicitações de serviços emergenciais pelo Fale Conosco.

Atualmente, mais de 70% dos atendimentos do Poupatempo são feitos por meio dos canais on-line.

O governo oferece  cartilhas em que são trazidas informações sobre 21 diferentes serviços oferecidos à população nos canais digitais do programa. O material está disponível para ser consultado e baixado no site do Poupatempo.

Os cidadãos que acessam o material terão orientação e acesso ao passo a passo de como fazer o download do aplicativo Poupatempo Digital. E a criação de login nos canais digitais do Poupatempo

Além de, como ter acesso a documentos como:

  • Carteira de habilitação;
  • Atestado de antecedentes criminais;
  • Licenciamento;
  • Transferência de veículos;
  • Carteira de trabalho;
  • Título de eleitor;
  • IPVA;
  • Seguro-desemprego;
  • Outros atendimentos relacionados à Secretaria Estadual da Educação, nota fiscal paulista e Sabesp.

O portal coloca a disposição vídeos sobre os atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série conta com 16 tutoriais e está disponível também no Youtube do Poupatempo.

Poupatempo

O Poupatempo foi implantado em 1997 com a intenção de facilitar o acesso do cidadão às informações e serviços públicos. O programa agrega em um local órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, realizando atendimento sem discriminação ou privilégios com eficiência e cortesia.

A primeira unidade do programa, foi a unidade da Sé, inaugurada em 20 de outubro de 1997. Após a aprovação da sociedade ao padrão de atendimento do Poupatempo, o programa se expandiu. 

Dentre os serviços mais solicitados estão emissão de Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Licenciamento de Veículos e Atestado de Antecedentes Criminais.

Informações sobre serviços oferecidos, documentos, condições, prazos e taxas podem ser obtidas no aplicativo SP Serviços, ou pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br.

Os atendimentos são agendados para garantir conforto aos cidadãos e a eficiência ao programa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!