Prefeitura do RJ divulga nova fase do isolamento social nesta sexta-feira (9)

A partir desta sexta-feira (9), a Prefeitura do Rio de Janeiro flexibiliza as medidas restritivas para conter o avanço da pandemia de covid-19. Os bares e restaurantes voltam a funcionar normalmente, segundo indicado pela Prefeitura do RJ.

Prefeitura do RJ divulga nova fase do isolamento social nesta sexta-feira (9)
Prefeitura do RJ divulga nova fase do isolamento social nesta sexta-feira (9) (Imagem: Tiago Louvize/Unsplash)

A medida no Rio prevê o fechamento das praias. Apesar disso, o prefeito Eduardo Paes afirmou que cogita a liberação para a prática de exercícios coletivos em lugares abertos. Esta permissão seria das 6h às 10h.

Ele declarou que a Prefeitura avalia a possibilidade e, até a próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde deve informar, por meio de nota técnica. O Prefeito esclarece que o município retorna para a fase de restrições imediatamente anterior.

A população do Rio de Janeiro deve respeitar o toque de recolher das 23h às 5h. Desde esta segunda-feira (5), a Prefeitura já havia autorizado o retorno dos serviços da administração pública.

Atividades autorizadas a voltar a funcionar pela Prefeitura do RJ

  • Órgãos não essenciais da Administração Pública — das 8h às 17h.
  • Bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques da orla e congêneres poderão receber clientes sentados às mesas — até as 21h, com tolerância de 1h para efetivo encerramento do atendimento. Depois deste horário, só sistema drive-thru e fica vedado atendimento presencial ou consumo no local.
  • Demais estabelecimentos e serviços seguem horários específicos.
  • Clubes sociais e esportivos, acesso a áreas de lazer e recreação – das 11h às 21h.
  • Museus, galerias, bibliotecas, cinemas, teatros, casas de festa, salas de apresentação, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil, parques de diversões, temáticos e aquáticos, pistas de patinação, atividades de entretenimento, visitações turísticas, exposições de arte, aquários e jardim zoológico — das 12h às 21h.
  • Demais atividades de prestação de serviços — das 12h às 21h.
  • Demais atividades comerciais — das 10h às 18h.
  • Atividades no interior de shopping e centros comerciais deverão funcionar respeitando as faixas de horário.

Atividades que seguem suspensas no Rio de Janeiro

  • Boates, danceterias, salões de dança e casas de espetáculo.
  • Atividades econômicas nas areias das praias — incluindo ambulantes.
  • Comércio exercido em feiras especiais, feiras de ambulantes, feiras de antiquários e feirartes.
  • Também seguem vetadas a permanência de pessoas nas vias, áreas e praças das 23h às 5h, e nas areias das praias, em parques e cachoeiras, em qualquer horário.
    Prática de atividades físicas coletivas em praias e praças ou áreas particulares. Está permitida somente a prática de atividades físicas individuais.
  • Realização de eventos, festas, rodas de samba, em áreas públicas e particulares; feiras (exceto as de produtos alimentícios), exposições, congressos e seminários.
  • Entrada de ônibus e demais veículos de fretamento no município.
  • Estacionamento de veículos automotores na orla marítima.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.