INSS: Conheça projeto que isenta carência do auxílio doença para infectados por COVID

Pontos-chave
  • CCJC aprovou o texto que isenta o tempo de carência para o pagamento do auxílio doença;
  • A medida vale para infectados por COVID-19, já que a doença entra na lista das que permitem essa brecha;
  • O pedido do auxílio doença já está sendo feito online.

Projeto altera regras de concessão dos benefícios do INSS. Nessa semana, a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara (CCJC) aprovou o texto que isenta o tempo de carência para o pagamento do auxílio doença. A proposta ressalta ainda que as pessoas infectadas com covid-19 não precisaram ter cumprido um tempo mínimo de contribuição.

INSS: Conheça projeto que isenta carência do auxílio doença para infectados por COVID (Imagem: FDR)
INSS: Conheça projeto que isenta carência do auxílio doença para infectados por COVID (Imagem: FDR)

A pandemia do novo coronavírus segue gerando uma série de mudanças na concessão dos benefícios previdenciários pelo INSS. A partir de agora ficou decidido que o brasileiro que for contaminado pela covid-19, ou suas variantes, terá direito imediato ao pagamento do auxílio doença. 

É importante ressaltar que, até então, a concessão do benefício só poderia ser feita para o cidadão que tivesse cumprido o tempo mínimo de carência.

O cálculo para a liberação, por sua vez, levava em consideração o regime previdenciário no qual a pessoa estava inclusa e o valor total que a mesma já tinha pago ao INSS.

Tramitação do projeto

Uma vez aceito pelo CCJC, o texto agora foi encaminhado em caráter de urgência para as demais instancias públicas. Até o momento, já conta com a aceitação da deputada Alê Silva (PSL-MG), deputado Rodrigo Coelho (PSB-SC) e demais parlamentares.

Sendo validado pelo presidente Jair Bolsonaro, resultará na modificação da Lei de Benefícios da Previdência Social. Sua validade se estenderá até dezembro de 2021, considerando os efeitos da pandemia.

INSS: Conheça projeto que isenta carência do auxílio doença para infectados por COVID (Imagem: Google)
INSS: Conheça projeto que isenta carência do auxílio doença para infectados por COVID (Imagem: Google)

Detalhamentos legais

De acordo com a lei, o cidadão precisa ter ao menos 12 meses de contribuição para poder receber o auxílio doença ou a aposentadoria por invalidez.

Porém, com os casos de covid o projeto permitirá que o pagamento fique disponível para quem for novo contribuinte do INSS.

“Sendo a doença em tela infelizmente tão comum no país, sua ampla abrangência e disseminação abriria tremendo risco fiscal e contributivo ao sistema previdenciário. Não podemos imaginar que apenas o fato de o trabalhador ter adquirido Covid-19 o qualifique para, potencialmente, requerer o auxílio-doença mesmo sem carência exigida como regra legal para o benefício”, argumentou a deputada, Alê Silva.

Já o deputado Rodrigo Coelho, reforçou que a medida deve ser prioritária tendo em vista a dimensão da pandemia em todo o país. Ele relembrou que há milhares de brasileiros que mesmo recuperados tiveram sequelas e não se sentem seguros para retornar ao trabalho.

“Em muitos casos, a pessoa tem 15, 20 anos de contribuição ao INSS, mas, se está há um, dois ou três anos sem contribuir para a Previdência, perde a chamada ‘qualidade de segurado’. Ou, se foi contratada por uma empresa e está há três, quatro meses contribuindo e contrai a Covid, ela não vai ter direito ao chamado ‘auxílio por incapacidade temporária’, porque precisa ter 6 meses de contribuição. E, se é um segurado novo, precisa ter 12 meses de contribuição”, apontou.

Processo de solicitação e marcação de perícia

O auxílio doença é benefício concedido ao segurado do INSS que estiver impossibilitado de trabalhar por questões de saúde. Para ter acesso, é preciso ser avaliado pelos peritos previdenciários que atestam o quadro clínico e assim determinam o tempo total em que o valor será ofertado.

Tendo em vista a situação da pandemia, atualmente a perícia médica está sendo terceirizada. Isso significa que o segurado deve ir a um profissional de saúde de seu interesse e solicitar o atestado explicando seu tipo de enfermidade e período do afastamento.

Com o documento em mãos, basta se conectar ao Meu INSS e na aba do auxílio doença dar entrada no pedido de análise. Siga as etapas abaixo:

  • Acesse o site do Meu INSS, ou baixe o aplicativo no seu celular;
  • Faça o login informando seu CPF e senha, ou crie uma nova senha caso seja o primeiro acesso;
  • Depois Selecione a opção Benefícios e em seguida a opção Auxílio-doença . Depois clique em Novo requerimento, onde deverá ser anexado todos os documentos solicitados. Após realizar esse processo será gerado seu comprovante e por fim é só aguardar a análise do INSS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.