Auxílio emergencial: Descubra brecha que pode liberar benefício com carteira assinada

Trabalhadores em regime CLT podem receber o auxílio emergencial. Nesta semana, o governo federal passou a liberar as parcelas da nova rodada do coronavoucher. No entanto, nem todos aqueles segurados em 2020 estão tendo acesso ao benefício. Para quem ainda está no mercado, mas o salário foi suspenso, há chances de contestação.

Auxílio emergencial: Descubra brecha que pode liberar benefício com carteira assinada (Imagem: reprodução/Google)
Auxílio emergencial: Descubra brecha que pode liberar benefício com carteira assinada (Imagem: reprodução/Google)

Se você está com sua carteira assinada, mas há três meses ou mais não vem recebendo seu pagamento, fique atento. De acordo com os informes do Ministério da Cidadania, este grupo pode contestar a reprovação do auxílio emergencial. A nova análise vem sendo feita pela Dataprev e tem um prazo limitado.

Como fazer a contestação do auxílio emergencial?

O procedimento de revisão do benefício é simples. Tendo o pagamento negado, você deve se conectar ao site do Ministério da Cidadania neste link. Informe os seus dados de identificação pessoal, como o nome completo, data de nascimento e CPF e depois sinalize o interesse de contestação.

Uma vez enviado, o pedido passará por uma análise documental sob parceria da Dataprev, Receita Federal e Secretaria do Trabalho. Somente após a comprovação de que os pagamentos salariais não estão sendo realizados é que o governo dará o retorno quanto a aprovação.

É importante ressaltar ainda que o prazo final para os pedidos de revisão se encerra na próxima semana.

Meu benefício foi aprovado, quando irei receber?

O calendário de pagamento já foi disponibilizado e varia de acordo com a data de nascimento de cada segurado. Você deve ficar atento ao seu cadastro no Caixa Tem, tendo em vista que inicialmente o valor será depositado da poupança digital.

Dentro de um período de aproximadamente 30 dias é que a quantia poderá ser retirada em saque ou então transferida para uma outra conta bancária de mesma titularidade. Confira as datas dos depósitos no Caixa Tem:

Calendário de depósito do auxílio emergencial 2021

Nascidos em Depósito
Parcela 1 Parcela 2  Parcela 3  Parcela 4
Janeiro 6 de abril 16 de maio 20 de junho 23 de julho
Fevereiro 9 de abril 19 de maio 23 de junho 25 de julho
Março 11 de abril 23 de maio 25 de junho 28 de julho
Abril 13 de abril 26 de maio 27 de junho 1º de agosto
Maio 15 de abril 28 de maio 30 de junho 3 de agosto
Junho 18 de abril 30 de maio 4 de julho 5 de agosto
Julho 20 de abril 2 de junho 6 de julho 8 de agosto
Agosto 22 de abril 6 de junho 9 de julho 11 de agosto
Setembro 25 de abril 9 de junho 11 de julho 15 de agosto
Outubro 27 de abril 11 de junho 14 de julho 18 de agosto
Novembro 27 de abril 11 de junho 14 de julho 20 de agosto
Dezembro 30 de abril 16 de junho 21 de julho 22 de agosto

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.