Agências da Caixa lotadas? Governo do PI sugere diversificar pagamento do auxílio

Pagamentos do auxílio emergencial podem ser mudados. Nesta semana, o Ministério da Cidadania passou a conceder os depósitos da nova rodada. O valor, apesar de estar sendo transferido para as poupanças online da Caixa, vem gerando aglomerações em suas agências. Diante disso, o governador do Piauí solicitou que outros bancos passem a fazer parte da administração do benefício.

Agências da Caixa lotada? Governo do PI sugere diversificar pagamento do auxílio (Imagem: Google)
Agências da Caixa lotada? Governo do PI sugere diversificar pagamento do auxílio (Imagem: Google)

Os valores do auxílio emergencial já estão sendo disponibilizados, mas podem resultar em efeitos negativos para a população. Diante da permanência do novo coronavírus, parte significativa dos segurados estão se expondo ao risco de contaminação indo até as agências da Caixa.

Ao longo da semana, foram registradas uma série de denúncias quanto a espaços de aglomeração nas unidades do banco. No Piauí, o governador Wellington Dias (PT), passou a solicitar ao governo que outras instituições financeiras ajudassem na concessão do benefício.

“No pagamento, temos um problema: foi concentrado na Caixa Econômica Federal. Ou seja, essa rede bancária está recebendo uma aglomeração em todos os municípios do Brasil que têm pagamento do auxílio emergencial. Isso gera um risco muito grande de infecção tanto para os beneficiários do auxílio financeiro como para os bancários“, disse Wellington.

O governador esclareceu ainda que estará enviando ofícios com a solicitação aos ministros da Economia e da Saúde, Paulo Guedes e Marcelo Queiroga. O documento contará também com o apoio de demais governadores, vinculados ao consócio Nordeste, de modo que passe a ter um maior peso.

Resposta do governo federal

Diante de tais afirmações, o Ministério da Saúde informou que não pode se responsabilizar sobre os riscos de contaminação nas agências da Caixa. Segundo sua assessoria de imprensa, os tramites de concessão do benefício devem ser estudados e analisados pela equipe econômica e pelo ministério da cidadania.

É válido ressaltar que, de acordo com os cronogramas já anunciados oficialmente, os depósitos, saques e transferências serão realizados até o mês de agosto. O que significa dizer que ao longo de todas as próximas semanas haverá um forte fluxo de pessoas nas unidades da Caixa.

Para mais informações sobre a concessão do auxílio emergencial, acompanhe nossa página exclusiva do projeto.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.