Agências da Caixa lotadas? Governo do PI sugere diversificar pagamento do auxílio

Pagamentos do auxílio emergencial podem ser mudados. Nesta semana, o Ministério da Cidadania passou a conceder os depósitos da nova rodada. O valor, apesar de estar sendo transferido para as poupanças online da Caixa, vem gerando aglomerações em suas agências. Diante disso, o governador do Piauí solicitou que outros bancos passem a fazer parte da administração do benefício.

Agências da Caixa lotada? Governo do PI sugere diversificar pagamento do auxílio (Imagem: Google)
Agências da Caixa lotada? Governo do PI sugere diversificar pagamento do auxílio (Imagem: Google)

Os valores do auxílio emergencial já estão sendo disponibilizados, mas podem resultar em efeitos negativos para a população. Diante da permanência do novo coronavírus, parte significativa dos segurados estão se expondo ao risco de contaminação indo até as agências da Caixa.

Ao longo da semana, foram registradas uma série de denúncias quanto a espaços de aglomeração nas unidades do banco. No Piauí, o governador Wellington Dias (PT), passou a solicitar ao governo que outras instituições financeiras ajudassem na concessão do benefício.

“No pagamento, temos um problema: foi concentrado na Caixa Econômica Federal. Ou seja, essa rede bancária está recebendo uma aglomeração em todos os municípios do Brasil que têm pagamento do auxílio emergencial. Isso gera um risco muito grande de infecção tanto para os beneficiários do auxílio financeiro como para os bancários“, disse Wellington.

O governador esclareceu ainda que estará enviando ofícios com a solicitação aos ministros da Economia e da Saúde, Paulo Guedes e Marcelo Queiroga. O documento contará também com o apoio de demais governadores, vinculados ao consócio Nordeste, de modo que passe a ter um maior peso.

Resposta do governo federal

Diante de tais afirmações, o Ministério da Saúde informou que não pode se responsabilizar sobre os riscos de contaminação nas agências da Caixa. Segundo sua assessoria de imprensa, os tramites de concessão do benefício devem ser estudados e analisados pela equipe econômica e pelo ministério da cidadania.

É válido ressaltar que, de acordo com os cronogramas já anunciados oficialmente, os depósitos, saques e transferências serão realizados até o mês de agosto. O que significa dizer que ao longo de todas as próximas semanas haverá um forte fluxo de pessoas nas unidades da Caixa.

Para mais informações sobre a concessão do auxílio emergencial, acompanhe nossa página exclusiva do projeto.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.