PIS/PASEP: 3 milhões de pessoas podem perder o benefício por falta de saque

Mais de três milhões de brasileiros ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep. Os valores podem ser retirados até 30 de junho. Caso o saque não aconteça dentro do prazo, os recursos retornam para a conta do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Novo PIS/PASEP 2020 começa a ser liberado em julho; veja quem recebe
PIS/PASEP: 3 milhões de pessoas podem perder o benefício por falta de saque (Imagem: Montagem/FDR)

Este abono salarial vale para quem trabalhou com carteira assinada ou como funcionário público em 2019 ou antes e ainda não sacou os valores. O valor a ser recebido varia de acordo com o número de meses trabalhados.

O valor máximo é de R$ 1.100 para quem trabalhou durante 12 meses do ano-base. Para quem trabalhou um mês dentro do período, por exemplo, o abono é de R$ 92.

Diante do momento de dificuldade enfrentado por conta da pandemia de covid-19, a quantia pode auxiliar consideravelmente as pessoas que possuem direito aos valores. Vale também considerar que a nova rodada do auxílio emergencial será menor.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal a trabalhadores da iniciativa privada. Já o abono do Pasep é pago pelo Banco do Brasil a servidores militares e empregados de empresas públicas.

Como consultar e sacar o PIS/Pasep

O trabalhador pode verificar sem tem direito ao PIS por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, do site da Caixa ou pelo atendimento telefônico — 0800 726 0207.

O saque pode ser feito nos terminais de autoatendimento da Caixa, nas Lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, com o cartão do Cidadão e a senha cadastrada. Se a pessoa não tiver o cartão, a quantia poderá ser sacada nas agências. Para isso, basta apresentar um documento oficial de identificação.

O valor ainda pode ser recebido por meio do crédito direto em conta individual com movimentação e saldo — conta-corrente, poupança, conta Caixa Fácil ou Conta Poupança Social Digital.

Já o servidor público pode consultar se possui direito ao Pasep no site do Banco do Brasil ou pelo telefone 0800 729 0722. Os pagamentos são feitos com crédito em conta para correntistas e poupadores do BB.

Os demais com direito aos valores podem receber por meio de transferência bancária ou realizar o saque nas agências. Neste caso, será necessário apresentar um documento oficial de identificação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.