SiSU 2021.1 permite concorrer em dois cursos diferentes; entenda classificação

Com a recente mudança na forma de classificação no programa, a segunda opção de curso passou a ter uma importância maior no SiSU 2021.1. A prioridade ainda é a primeira opção, mas o candidato concorre também com sua segunda escolha.

SiSU 2021.1 permite concorrer em dois cursos diferentes; entenda classificação
SiSU 2021.1 permite concorrer em dois cursos diferentes; entenda classificação (Imagem/reprodução: Google)

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada do primeiro semestre já estão disponíveis.

E tão importante quanto saber como se inscrever, é entender como funciona a seleção e como escolher os dois cursos em que se pretende concorrer.

SiSU 2021.1, como vai funcionar?

De modo geral, o sistema vai funcionar da seguinte forma:

O estudante acessa o portal com seus dados da conta gov.br, confere os dados pessoais e passa para a seleção de curso.

O sistema do SiSU 2021.1 permite que cada candidato escolha dois cursos para ocorrer.

Mas sempre há a prioridade por um deles, que é a primeira opção de curso. A grande mudança para esse ano é que, para a nota de corte serão considerados os dois cursos escolhidos.

É como se um mesmo candidato ocupasse duas vagas, uma espécie de classificação fantasma.

Como escolher a segunda opção de curso do SiSU 2021.1?

Com a mudança na nota de corte, a segunda opção de curso passou a ser muito mais importante do que anteriormente.

Lembrando que a primeira opção ainda continua sendo a prioritária. Confira as dicas que separamos para te auxiliar nessa escolha.

  1. Escolha um curso que deseja realmente cursar, a segunda opção não pode ser uma escolha aleatória. O estudante precisa ter em mente que, se ele for aprovado na sua segunda opção, não poderá participar da lista de espera da primeira opção.
  2. Faça escolhas realistas, tenho como morar em outra cidade? Tenho como estudar naquele turno ou em período integral? Tenho como me descolar de um município para outro? Essas e outras questões devem ser levantadas antes da escolha.
  3. Não deixe que a nota de corte decida o curso que você vai estudar, lembre-se que as classificações podem ser diferentes após o período de inscrições. Analise as notas de cortes, até mesmo de 2020 já que o sistema era o mesmo, mas escolha algo que você realmente goste.
  4. Não tem segunda opção de curso? O sistema permite que o candidato selecione o mesmo curso nas duas opções.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.