Errou na declaração do Imposto de Renda? Veja como escapar da malha fina

Até o fim do mês de abril, milhões de contribuintes não isentos deverão enviar a declaração do imposto de Renda 2021. No dia seguinte ao envio do documento, a pessoa poderá verificar se os dados estão corretos. Para quem errou na declaração do Imposto de Renda, ainda há possibilidade de corrigir a informação.

publicidade
Errou na declaração do Imposto de Renda? Veja como escapar da malha fina
Errou na declaração do Imposto de Renda? Veja como escapar da malha fina (Imagem: Montagem/FDR)

Durante os meses de março e abril, a declaração do Imposto de Renda 2021 deverá ser enviada pelos contribuintes não isentos. Para evitar problemas com a Receita Federal, a pessoa deve se atentar às informações solicitadas no momento do preenchimento.

Um dia após enviar a declaração do IR 2021, será possível conferir se os dados foram preenchidos corretamente. Em caso de erros, será necessário enviar uma declaração retificadora.

publicidade

A pessoa poderá enviar até dia 30 de abril, segundo o sócio-diretor da Calderon Contabilidade, Daniel Calderon, ao G1.

Como retificar as informações para quem errou na declaração do Imposto de Renda

Com o envio da declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal verificará se as informações estão corretas. Caso haja divergência nas informações, a Receita comunicará o erro pelo portal e-CAC. Por meio deste site, a pessoa pode acompanhar todo o processamento da declaração.

Para o acesso, o declarante precisa ter Certificado Digital ou precisar gerar um código de acesso — informando o número do recibo da declaração que teve o erro. É importante que o contribuinte confira regularmente o site para estar em dia com o Fisco.

Caso o contribuinte entenda que a pendência indicada pela Receita Federal não procede, será preciso agendar um serviço com a Receita para apresentar a documentação que comprova a veracidade. A pessoa ainda pode esperar a intimação do Fisco para comparecer à Receita.

Já para realizar a declaração retificadora, o contribuinte deve acessar o programa do Imposto de Renda. Em seguida será preciso clicar na declaração enviada com erro, informar o número do recibo, corrigir os erros existentes, informar que a declaração é retificadora e, por fim, enviar.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Até dia 30 de abril, a pessoa ainda pode mudar o modelo de declaração, caso prefira. Após este período, o contribuinte pode realizar a retificação, mas sem mudar o regime.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.