13° salário do INSS vai ser liberado em abril; como aposentados devem usar dinheiro?

Governo federal deve liberar 13º salário pelo INSS nas próximas semanas. De acordo com fontes internas do sistema previdenciário, as mensalidades do abono natalino serão concedidas ainda no mês de abril. Para validar a proposta, o ministro da economia, Paulo Guedes, vem trabalhando em um novo reajuste orçamentário. Saiba como usar seu benefício.

13° salário do INSS vai ser liberado em abril; como aposentados devem usar dinheiro? (Imagem: Google)
13° salário do INSS vai ser liberado em abril; como aposentados devem usar dinheiro? (Imagem: Google)

Diante da pandemia do novo coronavírus, a concessão antecipada de benefícios já previstos no orçamento federal tem sido uma das medidas adotadas pelo governo. A liberação do 13º salário do INSS foi confirmada pela gestão pública, sob alternativa para gerar uma maior rotatividade no PIB nacional.

A ideia da equipe econômica é injetar cerca de R$ 50 bilhões no país. Para isso, o 13º deverá ser pago integralmente entre abril e julho. As datas exatas da concessão ainda não foram divulgadas, mas diante da aprovação do Congresso Nacional, a expectativa é que ocorrerá ainda em abril.

Salário mínimo 2021: Cálculo do salário líquido & organização das finanças

O que fazer com o 13º salário do INSS?

Com o clima de crise econômica que afeta todo o país, a utilização do benefício deve ser feita com cautela. Especialistas afirmam que não se trata de um momento para destinar a verba em compras e bens, mas sim de poupar tendo em vista a falta de previsão do controle da covid-19.

Para quem já está em dívida, os recursos devem ser utilizados para sanar as contas em aberto. Isso significa suspender o risco de juros ou demais cobranças que irão agravar ainda mais a situação do inadimplente.

Outra oportunidade para a utilização segura dos recursos é a antecipação de parcelas de empréstimo. Para quem estiver próximo de encerrar, a contribuição total do valor restante ajudará a reduzir também as taxas de juros e até mesmo a quantia em aberto.

Há ainda a possibilidade de investir através de ações seguras, como a poupança, onde o benefício ficará guardado e de fácil acesso para uso em caso de emergência. Já para quem tiver uma quantia em caixa, é possível aplicar em serviços como o tesouro direto ou demais ações do mercado.

De modo geral, é importante sanar as dívidas e posteriormente resguardar os investimentos até que se tenha uma maior estabilidade econômica.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile