Imposto de Renda adiado? Câmara aprova prorrogação para entrega da declaração

Pontos-chave
  • O projeto de lei depende de aprovação pelo Senado;
  • A medida prevê ampliação do prazo de entrega para o dia 31 de julho;
  • O cronograma da restituição não passa por alterações.

Nesta quarta-feira (31), a Câmara dos Deputados aprovou a prorrogação do prazo para a entrega de declaração do Imposto de Renda 2021. O projeto de lei prevê que o a entrega deve acontecer até dia 31 de julho deste ano. A proposta para o Imposto de Renda adiado segue para análise do Senado.

Imposto de Renda adiado? Câmara aprova prorrogação para entrega da declaração
Imposto de Renda adiado? Câmara aprova prorrogação para entrega da declaração (Imagem: Montagem/FDR)

Atualmente, o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2021 vale até dia 30 de abril. Caso o texto também tenha aprovação pelo Senado, os contribuintes poderão realizar a entrega até dia 31 de julho.

O relator do projeto, deputado Marcos Aurélio Sampaio (MDB-PI), afirmou que a medida leva em consideração o agravamento da pandemia de covid-19. Ele ressalta que a crise resultante da pandemia está no pior estágio.

Diante deste cenário, o relator alega que a postergação proporcionará mais confiança e legitimidade dos serviços prestados pela Receita Federal. No ano passado, também por conta da pandemia, o prazo de entrega foi prorrogado por dois meses.

Até o início desta quarta, cerca de 30% dos contribuintes prestaram contas ao Fisco. Este percentual representa 9,7 milhões de declarações.

No ano passado, 31,9 milhões de declarações foram remetidas. Para este ano, a Receita Federal espera que 32,6 milhões de declarações sejam enviadas. Caso o contribuinte não envie o documento no prazo previsto, haverá a incidência de multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido, com a prevalência do maior valor.

Prazo do Imposto de Renda adiado não altera as datas de restituição

O texto aprovado prevê que o cronograma de restituições não terá mudanças. Para este ano, cinco lotes de restituição serão pagos pela Receita Federal, assim como aconteceu em 2020. As datas definidas para pagamento são:

Quanto antes os contribuintes entregarem a declaração do IR 2021 sem erros, mais cedo receberão a restituição. Cabe destacar que os idosos, portadores de doença grave e deficientes mentais ou físicos terão prioridade de recebimento.

A Receita Federal estima que 60% das declarações entregues neste ano terão restituição. Outras 21% não terão imposto a pagar e nem a restituir. As demais 19% terão imposto a pagar.

A decisão de ampliar o prazo de entrega da declaração do IR leva em consideração o agravamento da pandemia de covid-19
A decisão de ampliar o prazo de entrega da declaração do IR leva em consideração o agravamento da pandemia de covid-19 (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2021

A obrigação de envio da declaração do Imposto de Renda vale para o contribuinte que, em 2020:

Como usar o aplicativo do Imposto de Renda? Passo a passo para declaração!

Opções de entrega do Imposto de Renda 2021

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile