Detran-PE volta a atender presencialmente nesta quinta (1); agende seu horário

O Detran-PE retoma hoje, 1º de abril, as atividades presenciais após a vigência do decreto que determinou a quarentena em todo o Estado. O órgão vai funcionar somente com atendimentos agendados previamente. Saiba mais.

Detran-PE volta a atender presencialmente nesta quinta (1); agende seu horário
Detran-PE volta a atender presencialmente nesta quinta (1); agende seu horário (Imagem: Bruno Lima/MTUR)

Os atendimentos serão realizados na sede do Detran, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, das 8h às 13. Os agendamentos para atendimento devem ser realizados no site do Detran-PE.

Hoje também voltam a funcionar as Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) e a Unidade de Táxis e Coletivos (Duat), na BR-101, seguindo o mesmo horário da sede.

As lojas que ficam nos shoppings voltam a atender os usuários na próxima segunda, 5 de abril. O horário de funcionamento fica das 10h às 20h, de segunda a sexta, e aos sábados, das 10h às 14h.

Roberto Fontelles, o diretor-presidente do Detran-PE, disse que a reabertura terá uma limitação de atendimento de 50% e todos os procedimentos de segurança, como uso de máscara, verificação de temperatura, distanciamento de 1,5m e disponibilização de álcool em gel 70%, serão aplicados.

O órgão conta também com barreiras físicas para o atendimento, reforço na limpeza das áreas comuns antes, durante e depois dos atendimentos mudanças no fluxo de entrada.

A volta aos atendimentos obedece ao Plano de Convivência estabelecido pelo Governo de Pernambuco que permite a retomada das atividades econômicas e sociais.

Flexibilização da quarentena em Pernambuco

Segundo o novo plano de flexibilização no estado, ficam autorizadas, a partir desta quinta, as atividades físicas individuais. Corridas, caminhadas e ginástica podem ser feitas. As academias podem funcionar das 5h às 20h durante a semana. Já aos fins de semana, o horário é das 5h às 17h.

Os treinos funcionais nas praias e parques também podem ser praticados, porém, sempre de maneira individual.

Nas praias, o banho de mar e a prática de exercícios físicos e individuais estão liberados. Os esportes coletivos e o comércio de alimentos seguem proibidos.

No caso dos bares, restaurantes e lanchonetes, é autorizado o funcionamento presencial das 5h às 20h durante a semana. Já nos finais de semana e feriados, o funcionamento deve ocorrer das 9h às 17h, mas com possibilidade de funcionar no esquema de delivery, ponto de coleta ou drive-thru após esse horário.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.