Tudo que você precisa saber para não ter medo de editar seus vídeos online

Um editor de vídeos online pode ser um grande aliado, ao contrário de um monstro. Entenda como ele pode ser usado em seu favor. 

Tudo que você precisa saber para não ter medo de editar seus vídeos online
Tudo que você precisa saber para não ter medo de editar seus vídeos online (Imagem: Pixabay)

Quem deseja usar um editor de vídeos online e não tem muita familiaridade com o tema, tem muitas dúvidas.

Isso é bastante comum, afinal, está se aventurando em um universo desconhecido, porém promissor. E não importa se quer aprender a editar vídeos apenas para uso pessoal, ou quem sabe iniciar uma nova profissão, sempre terá o que aprender.

Se não sabe nem por onde começar quanto a um editor de vídeos online, veja esse guia e dicas que separamos.

Por que editar vídeos?

Principalmente os vídeos que são usados para fins pessoais, como divulgar uma viagem para os amigos, acabam com um visual bem amador. Eles conseguem transmitir uma ideia, mas nem sempre são tão empolgantes.

Já quando o assunto é o lado profissional, essa imagem não pode ser passada de forma alguma.

Quando se usa um editor de vídeos online é possível melhorar a qualidade do conteúdo, fazendo com que ele ganhe um ar profissional. Além disso, ele pode transmitir melhor uma ideia.

Sem falar que é possível fazer grandes transformações e atrair seguidores, se a ideia for se tornar um influenciador. Por exemplo, os Youtubers sabem dessa importância e utilizam vários editores de vídeo para deixarem os conteúdos mais profissionais.

Portanto, é preciso editar vídeos para que eles fiquem mais atrativos, chamem a atenção do público e transmitam melhor uma ideia.

Editor de vídeos é apenas para profissionais?

Há alguns anos, realmente o serviço de edição de vídeos era algo apenas para profissionais. Entretanto, com a tecnologia e facilidades que ela proporciona, já não é mais.

Existem diversos softwares no mercado que são destinados para iniciantes ou semiprofissionais. A diferença é que eles usam uma linguagem mais simples e ferramentas menos complexas.

É claro que ter um pouco de noção ajuda, mas, mesmo quem não possui pode aprender aos poucos. Portanto, é mito dizer que editar vídeos é coisa apenas de profissionais.

Preciso ter um super computador para editar vídeos?

Isso vai depender do software que pretende usar, mas, na maioria dos casos não. É um mito dizer que para editar vídeos precisará ter um computador com as melhores configurações do mercado.

É claro que se for trabalhar com um editor profissional, a situação pode mudar. Para saber qual a configuração precisará no seu computador, é necessário verificar os requisitos do software escolhido.

Normalmente, eles pedem um processador mediano, pelo menos 4GB de memória RAM e placa de vídeo.

Isso já pode ser encontrado na maioria dos computadores vendidos no mercado, então, o que possui deve atender as necessidades.

Como posso aprender a editar vídeos sozinho?

Se a ideia de fazer um curso não lhe atrai, não tem problema. É possível aprender a usar o editor de vídeos online lendo tutoriais e vendo vídeos na internet. Os softwares gratuitos costumam ter um guia com os passos de como usar cada um dos recursos.

A vantagem de recorrer a eles é que você entende para que serve a ferramenta e como usar o recurso na prática.

Muitas vezes, o manual vem com as instruções por escrito e também com as imagens da tela, aí não tem segredo. Já se for totalmente adepto aos vídeos, encontrará tutoriais nesse formato.

Em alguns casos, eles são feitos por quem não é profissional, mas quer ajudar as outras a entender como fazer a edição dos vídeos. Vale a pena combinar os dois formatos para aproveitar melhor o conhecimento, assim terá menos dificuldade para colocar em prática.

Além disso, a melhor forma de aprender é mexendo nos vídeos. Então não tenha medo de testar e descobrir para que serve cada botão.

Se eu editar um vídeo, vou perder o original?

Não precisa ter medo de perder seus arquivos originais quando for editar. O editor de vídeos online pede para que carregue os arquivos que pretende trabalhar nele. Isso quer dizer que será utilizada uma cópia.

Assim é possível cortar, mudar a ordem das cenas e alterar o que desejar. Essas mudanças serão salvas apenas no editor e o seu arquivo original ficará salvo em seu computador.

O que preciso saber para usar o editor de vídeos online para redes sociais?

Não importa se usará o vídeo para redes sociais ou outra finalidade, em qualquer caso é preciso escolher um bom editor de vídeos online. Uma dica que damos é do Wondershare Filmora porque ele possui um tutorial no próprio site e ainda um canal no Youtube que explica passo a passo como utilizar o software.

Quando a escolha é certa poderá editar vídeos para usar em qualquer canal. Mas, voltando à particularidade das redes sociais, é preciso entender que existem diversas.

Cada uma delas tem características bastante específicas e o formato e tamanho do vídeo são influenciados. Existem formatos específicos que são suportados por cada rede social, além, é claro, da proporção.

No Filmora você encontra facilmente essa opção no momento de exportar seu vídeo editado. Se ele não estiver configurado corretamente, partes importantes do vídeo podem não ser exibidas. Além disso, pode haver limite de tempo de exibição. Por exemplo, o stories no Instagram dura apenas 15 segundos.

Dicas para fazer uma boa edição

Apesar de precisar ficar atento a algumas especificações, principalmente quando o assunto é usar o editor de vídeos online para redes sociais, não é preciso ter medo.

O receio normalmente está relacionado ao fato de não ter familiaridade com a ferramenta a ser usada e nem ter experiência no assunto. Porém, essas são situações que podem ser superadas.

Para isso, é preciso começar com um software simples de usar, mas que ofereça bons recursos. Além do Filmora, que mencionamos, você pode achar opções de editor de vídeos online para escolher o seu preferido.

Depois é hora de praticar para aprender aos poucos, e com o tempo terá mais segurança de exibir seus vídeos para outras pessoas.

É claro que existem algumas dicas que são usadas durante a edição que podem te deixar mais seguro. Veja algumas delas:

Aproveite o que gosta nos vídeos dos outros

Se quer editar vídeos, precisa saber o que os outros têm feito. Uma dica é assistir alguns vídeos e fazer anotações do que gostou. Por exemplo, um efeito especial, uma música, uma transição de tela e outros itens.

A ideia não é que copie igualzinho ao que viu, pois isso não seria legal, mas usar a ideia. Inspire-se nos outros e use as ideias a sua maneira, assim poderá ter sua marca e usar o que vale a pena.

Imagem: Pixabay

Não tenha medo de levar horas para editar

Se não tem experiência, saiba que poderá levar um bom tempo para conseguir fazer o corte como desejar, ajustar as cores ou fazer qualquer outra mudança.

Não queira fazer tudo correndo ou estabelecer tempo para usar o editor de vídeos e ter o resultado que imaginou. Para não se irritar, a dica é começar como uma distração. Vá brincando e mexendo nas opções para ver como fica.

Não se prenda ao relógio, faça testes e perceberá que pode demorar horas para chegar no resultado que deseja. Mas, como dizem, a prática leva à perfeição. Então, se continuar praticando, o tempo vai diminuindo aos poucos.

Crie uma lógica para seus vídeos

Não basta apenas colocar uma gravação seguida da outra e achar que está produzindo um vídeo de qualidade. No começo, pode não gostar dos resultados, mas com o tempo se adequa.

Se for trabalhar com diversos arquivos de vídeo, selecione-os com cuidado para que tenham relação uns com os outros. Depois disso, pense de que forma eles podem se encaixar e criar uma sequência lógica.

Uma dica quando precisar mudar de um vídeo para outro: para que a mudança não fique impactante, use transições e cortes. Dessa forma dá a ideia de que a mudança foi proposital, mas que a ideia não foi perdida.

Não deixe seu vídeo ficar cansativo

Não tem nada pior do que um vídeo longo e cansativo, pois provavelmente ninguém chegará no final dele. Quando for usar o editor de vídeos online, tenha isso em mente.

Para que seja um vídeo gostoso de assistir, não deixe que ele seja estático. Se alguém falar durante todo o vídeo, não deixe a câmera parada, use recursos como o zoom para dar movimento e cansar menos.

Além disso, use imagens e intercale com gráficos ou outros recursos visuais. A dica é nunca deixar a mesma imagem do início ao fim. Quem sabe o resultado fica tão bom que você não produz um vídeo viral.

Recorra aos efeitos sonoros

Use músicas e trilhas sonoras sempre que possível. Ter sons variados no vídeo vai fazer com que ele fique mais atrativo, e quem sabe as pessoas até cantem junto.

É preciso ter uma playlist selecionada cuidadosamente, então pense em músicas que estejam relacionadas com o tema. Se for montar um vídeo musical, pode, inclusive, colocar a letra da música enquanto passa as imagens.

Só fique atento quando for colocar música de fundo e tiver alguém falando. A música deve estar baixa para não ofuscar a voz e tornar a fala sem entendimento.

Para um editor de vídeos online não se pode ter medo, e nem é preciso. Se escolher a ferramenta certa e buscar entender como ela funciona, verá que será fácil e que os vídeos produzidos podem ficar muito bons.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!