Juros do cartão de crédito reduz em fevereiro; o que isso significa para seu bolso?

A taxa de juros do cartão de crédito rotativo para o cliente regular teve queda em fevereiro deste ano. Na comparação com o mês de janeiro, esta taxa passou de 310,9% para 295%. Os dados foram revelados pelo Banco Central nesta segunda-feira (29).

Juros do cartão de crédito reduz em fevereiro; o que isso significa para seu bolso?
Juros do cartão de crédito reduz em fevereiro; o que isso significa para seu bolso? (Imagem: Pixabay)

O cliente regular se refere ao que pagou o valor mínimo de 15% da fatura dentro do prazo regular. O rotativo do cartão é uma modalidade de crédito emergencial, que pode ser usada pelos usuários em momentos de dificuldades.

Esta linha pré-aprovada no cartão também inclui os saques feitos na função crédito do meio de pagamento. Se o cliente ficar inadimplente, a instituição financeira terá que parcelar o saldo devedor ou disponibilizar outra maneira para pagar a dívida em melhores condições em até 30 dias.

Para o cliente não regular, que não efetuou o pagamento mínimo da fatura, o Banco Central revelou que a taxa apresentou alta. O valor passou de 342,2%, em janeiro, para 352,1%, em fevereiro.

No caso do parcelado do cartão, a taxa de juros passou de 161,5% para 167,1% ao ano. Ao considerar o juro total do cartão de crédito, que considera as operações do rotativo e do parcelado, a taxa apresentou alta de 60,8% para 63,1%.

Já no cheque especial, a taxa de juros cobrada teve aumento. O valor passou de 120,3% para 124,9% em fevereiro.

Os juros do cartão de crédito

Os juros são o custo financeiro do crédito. Estes valores podem ser cobrados quando o usuário do cartão atrasa o pagamento da fatura ou estoura o limite. Com isso, a mudança no percentual afetará no valor a ser pago pelo cliente, caso tenha que pagar juros.

Vale destacar que os juros do cartão costumam ser um dos mais altos no mercado financeiro. Sendo assim, é importante verificar as condições de determinado cartão de crédito para evitar possíveis problemas.

As pessoas que já possuem um cartão de crédito, ou desejam comprar, precisam realizar um planejamento financeiro. Dessa forma, ficará mais fácil de lidar com as dívidas. A organização poderá fazer com que o cliente diminua as chances de passar por situações adversas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.