Estados mudam plano de vacinação nacional incluindo novos grupos como prioridade

Governos estaduais e municipais adotam seus próprios planos de vacinação. Diante da permanência da covid-19, a busca pela vacina que combate o novo coronavírus tem sido o principal desejo da população brasileira. Mesmo com o cronograma nacional de imunização, as gestões locais estão criando seus próprios grupos prioritários no enfrentamento da doença. Acompanhe.

Estados mudam plano de vacinação nacional incluindo novos grupos como prioridade (Imagem: Reprodução/Google)
Estados mudam plano de vacinação nacional incluindo novos grupos como prioridade (Imagem: Reprodução/Google)

Uma das maiores críticas ao governo federal tem sido a atuação no que diz respeito ao controle de contaminação pelo novo coronavírus.

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro usa de estratégias para prolongar a aquisição das vacinas, os governadores e prefeitos passam a elaborar seus próprios planos de vacinação para imunizar o povo.

Nesse momento, as recomendações do ministério da saúde deixam claro a necessidade de seguir a ordem de vacinação elaborada pela equipe federal. Porém, tendo em vista a permissão para montar o próprio esquema, os estados vêm trabalhando de forma autônoma.

“Conforme a campanha de vacinação avance nos estados e municípios, eles podem ampliar a imunização do grupo prioritário desde que sigam a ordem prevista no Plano Nacional de Operacionalizações”, disse o governo, em nota.

Nesse momento, a equipe do ministério já entregou cerca de 33,9 milhões de doses da vacina contra o coronavírus. Os medicamentos estão sendo destinados a trabalhadores de saúde, quilombola e idosos, em parte do país.

Plano de vacinação por região

Para quem mora no Pará, a campanha de vacinação foi atualizada no dia 20 de março e está dando prioridade as pessoas com mais de 70 anos, agentes sanitários, indígenas e profissionais de saúde.

Já no Distrito Federal, o momento é de imunização para os idosos. O total de doses repassadas deverá medicar cerca de 15% do número total de pessoas que estão nesse grupo.

Em Goiás, o governo informou que além dos mais velhos, em breve será iniciada a vacinação de forças policiais, com reserva de 5% das doses.

Já em São Paulo, o novo grupo visto como prioritário é composto por professores da rede pública, municipal e privada, que deverão já ser imunizados a partir do dia 5 de abril.

No Espírito Santo a estratégia é reservar 5% das doses também para os professores e policiais, também ainda na primeira quinzena de abril.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.