SENAC-RN abre 225 vagas para cursos gratuitos em duas unidades do estado

A instituição SENAC-RN abriu 225 vagas para cursos técnicos gratuitos. A princípio os cursos serão on-line, mas, quando às aulas presenciais retornarem,  eles serão ministrados nas cidades de Natal e Mossoró. As inscrições vão até 4 de abril de 2021.

SENAC-RN abre 225 vagas para cursos gratuitos em duas unidades do estado
SENAC-RN abre 225 vagas para cursos gratuitos em duas unidades do estado (Imagem: Reprodução Portal N10)

Senac-RN

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está com 225 vagas abertas de cursos técnicos gratuitos. As oportunidades fazem parte do programa Senac de Gratuidade (PSG) da unidade do Rio Grande do Norte.

O programa foi criado para promover a inclusão social dos estudantes de baixa renda por meio de cursos de qualificações profissionais.

Conforme afirmou Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN:

“Essa é mais uma iniciativa que busca ajudar a população norte-rio-grandense, principalmente àqueles de baixa renda, diante deste cenário de pandemia. Nos últimos três anos, o programa já capacitou cerca de 13 mil pessoas no estado. Essas capacitações têm reflexos diretos na qualidade dos serviços oferecidos, no desenvolvimento econômico do estado, além de ser um diferencial para entrar no mercado de trabalho”.

Cursos do SENAC-RN

Os cursos terão duração de 10 a 16 meses. Ele iniciarão no dia 19 de abril e vão até 10 maio de 2021. Para fazer o curso, o candidato precisa ter conhecimentos básicos de informática e acesso a um computador com Internet.

As oportunidades são para os cursos de:

  •  Técnico em Administração;
  • Técnico em Logística;
  • Técnico em Informática;
  • Técnico em Guia de Turismo.

Inscrições

As inscrições começaram no dia 26 de março e vão até 4 de abril de 2021 e devem ser feitas no site da instituição.

Requisitos: 

  • Ser estudante, trabalhador empregado ou desempregado;
  • Ter baixa renda;
  • 17 anos completos para o curso Técnico em Guia de Turismo;
  • 16 anos para o curso Técnico em Administração;
  • 15 anos para o curso Técnico em Informática;
  • 16 anos para o curso Técnico em Logística.

Assim como as inscrições, a seleção dos candidatos será on-line. Conforme a Política do PSG, todos os candidatos devem possuir renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais e atender aos requisitos exigidos pelo curso escolhido.

O resultado será divulgado no dia 05 de abril no próprio site. A previsão de início das aulas é a partir de 19 de abril.

Mariana CastroMariana Castro
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a sessão de carreiras do FDR.