ENEM 2020: Novo horário para consultar nota mexe com expectativas dos candidatos

Resultado do exame deve ser disponibilizado após as 18 horas dessa segunda-feira (29). Apenas os candidatos treineiros ficam de fora dessa divulgação. Com a nota do ENEM 2020, é possível se inscrever no SiSU.

ENEM 2020: Novo horário para consultar nota mexe com expectativas dos candidatos
ENEM 2020: Novo horário para consultar nota mexe com expectativas dos candidatos (Imagem/Reprodução: Google)

Os estudantes brasileiros que já esperaram bastante, terão que aguardar por mais algumas horas.

Pois, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, previsto para ser divulgado às 10 horas da manhã, só vai sair no início da noite dessa segunda-feira.

Apenas os candidatos treineiros não terão acesso às notas agora, e devem aguardar até 28 de maio.

A consulta deve ser disponibilizada hoje para quem fez parte do ENEM 2020 impresso, digital, PPL e da reaplicação.

Como consultar a nota do ENEM 2020?

A consulta é muito simples e acontece na mesma página em que o estudante teve acesso aos dados de local de prova.

Para saber seu desempenho ele deve fazer o login na Página do Participante usando seu número do CPF e o a senha já cadastrada no portal durante a inscrição.

É importante lembrar que, geralmente, o sistema acaba congestionando no dia de divulgação do resultado. Gerando falhas, demora e até quedas, devido ao grande número de acessos simultâneos.

Então, é importante ter paciência na hora da consulta.

ENEM 2020, balanço

O ano de 2020 foi atípico para todo mundo, os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, por exemplo, tiveram que aguar até o ano virar para fazer a prova.

Essas mudanças e as incertezas quanto ao vírus fizeram com que o ENEM 2020 apresentasse número recorde de abstenções, foram 51,5% ausentes.

Além disso, estudantes foram impedidos de participar da aplicação, com justificativa de lotação de sala de aula; todo um estado teve as provas suspensas; e foi o primeiro ano do ENEM Digital.

Tudo isso nos levou ao dia de hoje, quando as notas do exame serão divulgadas, e os estudantes poderão usá-la para a inscrição do Sistema de Seleção Unificada já na próxima semana.

Esse alto índice de desistência pode facilitar o acesso ao ensino superior para quem fez as provas.

Já que, no SiSU, por exemplo, a nota usada na seleção deve ser apenas a do ENEM 2020.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.