Como consultar e retificar declaração do Imposto de Renda? Veja passo a passo!

A Receita Federal estabeleceu que, para este ano, os contribuintes devem enviar a declaração do Imposto de Renda até dia 30 de abril. Após a entrega, a pessoa ainda pode consultar a situação da declaração do Imposto de Renda 2021. Caso tenha algum erro, o contribuinte ainda realizar a correção.

publicidade
Como consultar e retificar declaração do Imposto de Renda? Veja passo a passo!
Como consultar e retificar declaração do Imposto de Renda? Veja passo a passo! (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Consulta do andamento da declaração do Imposto de Renda

Se o contribuinte deseja consultar o status do processamento ou a situação da restituição após o envio da declaração, a opção está disponível no site da Receita Federal. Para isso, basta digitar o CPF e data de nascimento.

Para acompanhar todos os detalhes durante o processamento da declaração, basta acessar o portal e-CAC. Para acessar o serviço, o contribuinte deve gerar um código de acesso ou ter certificado digital. O código de acesso poderá ser gerado apenas para pessoas físicas ou jurídicas optantes pelo Simples Nacional.

publicidade

A disponibilização da lista de serviços varia conforme o tipo de login utilizado — CPF/Senha ou certificado digital — e os tipos de selos de confiabilidade que o contribuinte possui no momento do login.

A pessoa tem acesso a serviços protegidos por sigilo fiscal que estão disponíveis para pessoa física e jurídica.

Declaração retificadora do Imposto de Renda

Caso o contribuinte tenha cometido um erro no preenchimento ou não informou algum dado, a correção pode ser feita com uma declaração retificadora. As correções podem ser realizadas no programa da declaração original.

Ainda é possível retificar no site da Receita Federal, mas com limitações. Nem todas as fichas podem ser corrigidas online.

Se a retificação acontecer até dia 30 de abril, também é possível trocar de modelo. Após este prazo, a pessoa pode corrigir os dados, mas sem trocar o modelo da declaração. A retificação pode ser feita até cinco anos após a entrega.

Como fazer uma declaração retificadora no programa da Receita Federal

Ao abrir o programa da declaração do Imposto de Renda 2021, clique na opção “Retificar” — presente do lado esquerdo da tela e dentro do menu “Declaração”.

publicidade

Com isso, o programa abrirá uma janela com as declarações enviadas pelo computador. Clique na declaração a ser corrigida. Caso tenha enviado uma declaração neste ano, selecione a declaração “Original”. SE já houve alguma retificação e precisa nova correção, clique na última “Retificadora enviada.

Ao abrir a declaração, selecione a ficha que possui o erro e faça as correções. Antes de enviar, clique na opção “Verificar pendências” — presente do lado esquerdo da tela, no menu “Fichas da declaração”. Dessa forma, será possível conferir se não há erro de preenchimento.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Ao concluir as correções, clique em “Entregar declaração”, presente do lado esquerdo da tela.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.