Como consultar e retificar declaração do Imposto de Renda? Veja passo a passo!

A Receita Federal estabeleceu que, para este ano, os contribuintes devem enviar a declaração do Imposto de Renda até dia 30 de abril. Após a entrega, a pessoa ainda pode consultar a situação da declaração do Imposto de Renda 2021. Caso tenha algum erro, o contribuinte ainda realizar a correção.

Como consultar e retificar declaração do Imposto de Renda? Veja passo a passo!
Como consultar e retificar declaração do Imposto de Renda? Veja passo a passo! (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Consulta do andamento da declaração do Imposto de Renda

Se o contribuinte deseja consultar o status do processamento ou a situação da restituição após o envio da declaração, a opção está disponível no site da Receita Federal. Para isso, basta digitar o CPF e data de nascimento.

Para acompanhar todos os detalhes durante o processamento da declaração, basta acessar o portal e-CAC. Para acessar o serviço, o contribuinte deve gerar um código de acesso ou ter certificado digital. O código de acesso poderá ser gerado apenas para pessoas físicas ou jurídicas optantes pelo Simples Nacional.

A disponibilização da lista de serviços varia conforme o tipo de login utilizado — CPF/Senha ou certificado digital — e os tipos de selos de confiabilidade que o contribuinte possui no momento do login.

A pessoa tem acesso a serviços protegidos por sigilo fiscal que estão disponíveis para pessoa física e jurídica.

Declaração retificadora do Imposto de Renda

Caso o contribuinte tenha cometido um erro no preenchimento ou não informou algum dado, a correção pode ser feita com uma declaração retificadora. As correções podem ser realizadas no programa da declaração original.

Ainda é possível retificar no site da Receita Federal, mas com limitações. Nem todas as fichas podem ser corrigidas online.

Se a retificação acontecer até dia 30 de abril, também é possível trocar de modelo. Após este prazo, a pessoa pode corrigir os dados, mas sem trocar o modelo da declaração. A retificação pode ser feita até cinco anos após a entrega.

Como fazer uma declaração retificadora no programa da Receita Federal

Ao abrir o programa da declaração do Imposto de Renda 2021, clique na opção “Retificar” — presente do lado esquerdo da tela e dentro do menu “Declaração”.

Com isso, o programa abrirá uma janela com as declarações enviadas pelo computador. Clique na declaração a ser corrigida. Caso tenha enviado uma declaração neste ano, selecione a declaração “Original”. SE já houve alguma retificação e precisa nova correção, clique na última “Retificadora enviada.

Ao abrir a declaração, selecione a ficha que possui o erro e faça as correções. Antes de enviar, clique na opção “Verificar pendências” — presente do lado esquerdo da tela, no menu “Fichas da declaração”. Dessa forma, será possível conferir se não há erro de preenchimento.

Ao concluir as correções, clique em “Entregar declaração”, presente do lado esquerdo da tela.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.