5 passos para ter sucesso na apresentação de projeto

Precisa fazer uma apresentação no ambiente corporativo? Saiba que com alguns passos é possível fazer uma apresentação de projeto de sucesso. Veja como!

5 passos para fazer uma apresentação de projeto de sucesso
5 passos para fazer uma apresentação de projeto de sucesso (Imagem: Freepik)

Dependendo da sua área de atuação, é possível que você precise apresentar ideias para chefes, colaboradores e clientes. Com 5 passos para fazer uma apresentação de projeto de sucesso, passar por essa etapa é bem simples.

Apesar de este ser um enorme desafio para muita gente, essa produção fica mais fácil ao compreendermos a produção e apresentação de um projeto quando as separamos por partes.

Assim, além de tornar o processo mais simples, você conquista o conforto mental de ter o controle de todas as etapas envolvidas.

Conheça 5 passos para fazer uma apresentação de projeto de sucesso, da escolha e conversão de formato à finalização, para que esse enorme desafio se transforme em algo prático de resolver.

  1. Defina o que será dito

A segunda etapa entre os 5 passos para fazer uma apresentação de projeto de sucesso é estruturar aquilo que será dito.

Toda apresentação tem como objetivo demonstrar um ou mais tópicos. Ao definir quais são eles e o que não pode ficar de fora, você consegue escrever sobre os temas com mais facilidade.

Lembre-se que para uma apresentação de 1 hora, a média de slides mostrados é de 12 a 15. Por isso, quando criar sua apresentação, considere o tempo que você tem disponível.

E se o tempo for curto, foque no que é essencial ser dito, aqueles tópicos que, se faltarem, prejudicam o entendimento do público.

  1. Formato da apresentação

A primeira coisa que você deve definir ao elaborar uma apresentação é o formato utilizado.

Ainda que o Power Point seja o mais comum, você pode elaborar uma apresentação em vídeo, ou mesmo fazer um mix entre o PPT e trechos de vídeos que ajudem a exemplificar o que você quer dizer.

Entretanto, dependendo do vídeo que você escolher, a apresentação se tornará pesada, impossibilitando o envio por e-mail.

Nesse caso, a dica é reduzir o tamanho de vídeos MP4. Para isso, ferramentas como o UniConverter se mostram necessárias, já que com um processo de poucos minutos, o software é capaz de comprimir um vídeo sem perder a qualidade.

Imagem: Pexels (UniConverter)
Imagem: Pexels (UniConverter)

O usuário também pode usar o UniConverter para converter formatos de arquivos. São mais de mil formatos de vídeo e áudio reconhecidos e disponíveis para conversões, o que dá mais liberdade na criação da apresentação.

  1. Escolha os itens na tela

Com o formato definido e a mensagem principal em mente, é hora de colocar todas as informações na tela – o terceiro entre os passos para fazer uma apresentação de projeto de sucesso.

Aqui, existem alguns detalhes que você deve se atentar. O primeiro deles é ser claro e breve: para isso, desenvolva slides com 3 a 6 linhas, no máximo.

Além disso, insira elementos visuais, como gráficos, fotos e GIFs. Vale até transferir arquivos do celular para o pc, para usar aqueles conteúdos que salvamos quando navegamos pelas redes sociais.

Se sinta livre para criar uma apresentação de projeto, mas tenha em mente certos limites internos, caso sua empresa conte com regras específicas.

  1. Ensaie sua apresentação

De nada adianta elaborar uma apresentação de projeto de sucesso se ela ficar mais longa do que o tempo que você tem disponível.

Para não correr esse risco, o ideal é ensaiar a sua apresentação. Dessa forma, você terá uma noção de minutos e, com essa informação, poderá retirar ou acrescentar slides.

Esse ensaio também é fundamental para identificar os momentos em que uma interação com o público se encaixa. As interações são ótimas para manter o espectador engajado e interessado, quebrando o tédio.

  1. Finalize retomando o ponto principal

Por fim, a melhor forma de encerrar uma apresentação de projeto de sucesso, é retomando o ponto principal do que você se propôs falar.

Essa etapa ajuda o público a manter em mente o que realmente importa, como se fosse um lembrete mais recente na mente.

Não deixe de agradecer ao público pela atenção depositada em você. E, se você quiser terminar de uma forma impactante, coloque uma pergunta para que os espectadores continuem pensando no assunto.

Imagem: Freepik

Apresentar projetos para chefes, colaboradores ou clientes é um grande problema para muita gente. Há quem desenvolva uma verdadeira fobia, a chamada glossofobia, que atinge 50% da população mundial.

Entretanto, quando separamos passos para fazer uma apresentação de projeto de sucesso, essa produção não só fica mais simples, como permite que você tenha a sensação de controle, essencial para superar medos.

E então, com uma boa apresentação de projeto, essa experiência vai deixar de ser um desafio, para ser algo que faz parte da sua rotina!

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!