Concurso da SEDUC RS prevê edital com 1.500 vagas de emprego

O Concurso da SEDUC RS (Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul) já foi autorizado. O seu edital está previsto à abertura de 1.500 vagas para ingresso no magistério do estado. As oportunidades serão para os candidatos dos níveis médios e técnicos.

Concurso da SEDUC RS prevê edital com 1.500 vagas de emprego
Concurso da SEDUC RS prevê edital com 1.500 vagas de emprego (Imagem: Reprodução Pronatec)

Concurso Seduc RS

O concurso da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul de 2021, foi autorizado e anunciado, pelo governador Eduardo Leite, no dia 14 de janeiro de 2021.

Junto com o anúncio foi divulgado também o nome dos membros do grupo, o próximo passo é definir a banca organizadora. Depois disso, o edital e a data da abertura do concurso poderão ser divulgado.

A previsão do concurso é um edital com 1.500 vagas para professores. Os requisitos serão:

  • Para o cargo de professor que exija nível de escolaridade médio: curso normal ou magistério, pós-médio do curso normal ou magistério, inclusive magistério indígena;
  • Para o cargo de professor que exija nível de escolaridade superior: licenciatura na área de especialidade.

Conforme divulgado pelo Governo do estado, em 2019 3.463 professores foram aposentados, no ano de 2020 a quantidade foi de 559. Além do mais, 2.000 professores estão aguardando o pedido da aposentadoria.

Conforme falou a deputada Sofia Cavedon, “Mesmo quando se fez dois concursos em quatro anos, não se teve redução dos temporários. Isso nos diz que precisamos um tempo mais largo para garantir uma tranquilidade, pois 2021 será um ano de recuperação de aprendizagens”.

Em síntese, 2.384 unidades escolares estão com déficits no quadro de professores.

Concursos da Seduc

O último concurso para profissionais da educação da Seduc-RS aconteceu em 2013. Ele abriu 10 mil vagas para professores graduados na formação de nível médio e superior. Até o ano de 2017, 9.469 professores tinham sido renomeados.

As oportunidades foram para as áreas de: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Educação Básica.

Em 2014 foi aberto o concurso para servidores do quadro de apoio das escolas. Nele foram ofertadas 1.393 vagas, além de formação de cadastro de reserva. As oportunidades eram de níveis médio e técnico.

As vagas foram para os cargos de: técnico em Nutrição (240 vagas), agente educacional–assistente financeiro (270), Administração Escolar (354), Interação com o Educando (339), técnico em Informática (114) e tradutor e intérprete de Língua de Sinais – Libras (76).

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Mariana Castro
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a sessão de carreiras do FDR, produzindo pautas sobre educação e emprego.