Governo federal cria um site para consultas do novo auxílio emergencial 2021. Ao longo das próximas semanas, a Dataprev estará fazendo o processo de triagem para selecionar os contemplados do coronavoucher deste ano. A seleção ficará disponível na internet, de modo que a população consiga, por meio do número do CPF, saber se está inclusa no pagamento.
Uma nova rodada do auxílio emergencial está prestes a começar, mas antes disso os brasileiros deverão acompanhar a triagem dos contemplados. Com os recursos reduzidos em comparação em 2020, o projeto deixará de beneficiar cerca de 65 milhões de pessoas, para ficar apenas em 45 milhões.
A equipe do Ministério da Cidadania já informou que não abrirá um novo período de cadastramento, o que significa que só poderá ser um segurado quem já estava na folha de pagamentos de 2020.
Porém, haverá ainda algumas regras excluindo aqueles que não atenderem as determinações abaixo:
- 45,6 milhões de família/pessoas do Cadastro Único e do programa Bolsa Família receberão as parcelas;
- A renda familiar per capita tem que ser de até meio salário mínimo (R$ 550) e a renda total tem que corresponde no máximo a três salários mínimos (R$ 3.300);
- Só um membro da família terá direito ao benefício;
- Ter mais de 18 anos. Exceto para mães menos de idade;
- Não ter vínculo empregatício;
- Não ter tido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019 ou rendimentos isentos acima de R$ 40 mil naquele no mesmo ano;
- Não pode possuir bens de valor superior a R$ 300 mil fim de 2019;
- Estão vetados os residentes médicos, multiprofissionais, beneficiários de bolsas de estudo, estagiários e similares;
- Os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício previdenciário, assistencial ou trabalhista ou de transferência de renda do governo em 2020, com exceção do Bolsa Família e abono salarial, também estão vetados.
Como fazer a consulta pela internet
Para poder acompanhar a triagem, o cidadão deverá entrar no site elaborado pela Dataprev, que ainda será divulgado. Na plataforma, será preciso informar os seguintes dados: nome completo, o número do CPF, o nome da mãe e data de nascimento.
Feito isso, basta dar o ok e aguardar o processamento das informações. Para quem estiver aceito, a página informará a validação do cadastro. Já para os retirados do pagamento, haverá uma mensagem afirmando que o titular não consta no sistema do projeto.
“O auxílio emergencial 2021 será concedido ao trabalhador que estava recebendo, em dezembro de 2020 e que cumpra as regras publicadas na Medida Provisória 1039”, diz o texto publicado pela Dataprev.