Cuidado! Golpistas usam prova de vida digital do INSS para roubar aposentados

Novo golpe na praça! Nessa semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta para que seus segurados ficassem atentos aos possíveis convites de realização da prova de vida digital. Após investigações, o órgão identificou que quadrilhas estão usando o atraso do benefício para roubar os dados da população.

Cuidado! Golpistas usam prova de vida digital do INSS para roubar aposentados (Imagem: Reprodução/Google)
Cuidado! Golpistas usam prova de vida digital do INSS para roubar aposentados (Imagem: Reprodução/Google)

Os segurados do INSS que estão com a prova de vida em atraso devem ficar atentos. De acordo com o órgão, estão sendo enviados SMS e mensagens de e-mail para a população solicitando um possível cadastro na prova de vida online. O procedimento é uma fraude e pode resultar na utilização indevida dos dados.

Após receber uma série de denuncias de seus segurados, o INSS passou a apurar o caso e descobriu que há inúmeras vítimas sendo convocadas para fazer a prova de vida online.

No texto, os atores do crime informam que o procedimento é obrigatório e caso não realizado resultará na suspensão do pagamento de pensões e aposentadorias.

No entanto, a ação nada tem a ver com o INSS e objetiva roubar os dados da população para a utilização indevida. Diante do ocorrido, o órgão reforçou que toda a sua comunicação vem sendo realizada através de seus portais oficiais, pedindo para que os cidadãos não aceitassem tais propostas.

“Fornecer dados a golpistas é perigoso, uma vez que eles podem usar as informações pessoais para cometer outros atos ilícitos, como empréstimos consignados não autorizados pelo segurado“, esclareceu o instituto.

Especialistas analisam o caso

— Hoje existe uma série de vazamentos de dados, então os criminosos já têm basicamente todos os dados da vítima. Tudo que precisam é de um documento digitalizado para completar a solicitação de um cartão de crédito ou para abrir uma conta digital, por exemplo — explica Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

De acordo com o especialista, a abertura de uma conta digital pelas fintechs facilita com que o criminoso utilize os dados de outra pessoa para fazer transações financeiras indevidas. Trata-se de um procedimento rápido e prático para quem atua clandestinamente.

— O criminoso pode usar essa conta para receber dinheiro de fraudes em nome do segurado ou ainda para emitir boletos que também serão usados em outros golpes.

É importante ressaltar que, diante da pandemia do novo coronavírus a prova de vida do INSS está suspensa até maio. Ou seja, quem não fizer o procedimento nesse período ou já estiver com atraso desde março de 2020 não poderá ter o benefício cancelado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.