Caixa TEM: Nascidos em junho atualizam dados a partir de hoje (23)

A atualização dos dados cadastrais no aplicativo Caixa TEM para os nascidos em junho, começou hoje, 23. No ano passado, o app foi utilizado por milhões de pessoas para receber os valores do auxílio emergencial. A Caixa Econômica diz que a atualização dos dados não é obrigatória e quem tiver direito ao auxilio ou a outro benefício vai receber normalmente.

Caixa TEM: Nascidos em junho atualizam dados a partir de hoje (23)
Caixa TEM: Nascidos em junho atualizam dados a partir de hoje (23) (Imagem FDR)

A Caixa organizou um calendário para a atualização dos dados cadastrais dos usuários. O calendário termina no próximo dia 31, quando será a vez dos nascidos em dezembro atualizarem seus dados. 

Além do auxílio emergencial, o app Caixa Tem também foi usado para outros pagamentos do governo: o BEm (Benefício Emergencial, pago a quem teve o salário reduzido), o abono salarial do PIS e o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

O app também é usado na movimentação das contas poupança digitais gratuitas criada pro lei para o pagamento dos benefícios sociais. Os beneficiários do Bolsa Família já recebem através do Caixa Tem desde novembro de 2020.

Todo o processo de atualização dos dados é feito no próprio aplicativo, sendo assim, não é preciso se dirigir a uma agência da Caixa.

Atualização dos dados pede renda, patrimônio e fotos 

Esta atualização cadastral, na verdade, faz o cliente aderir a uma poupança digital “nova”, que foi batizada de “Cliente Top”. O usuário deve a concordar com um termo de contrato antes de iniciar a atualização.

Ainda não foram divulgados pela Caixa quais os diferenciais que serão oferecidos ao “Cliente Top”, esta informação ainda não consta no site do banco. Segundo apurações, o foco será no microcrédito e seguros direcionados a pessoas de baixa renda.

Na atualização dos dados, após declarar que concorda com os termos de adesão e assinalar a opção “Quero ser um Cliente Top”, o usuário precisa inserir dados que normalmente são pedidos por bancos para oferecer linhas de crédito, como: 

  • Nacionalidade 
  • Endereço 
  • Se trabalha e possui carteira assinada
  • Renda mensal 
  • Profissão 
  • Patrimônio

Após isso, o usuário deve enviar duas fotos. A primeira é a de um documento de identificação, como RG ou CNH e a segunda é uma foto do rosto em que a pessoa deve estar segurando o mesmo documento da foto anterior.

Como atualizar os dados no Caixa Tem

Para fazer a atualização, o usuário deve ir em “Atualize seu cadastro” e enviar fotos de todos os documentos solicitados, como CNH e RG.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.