Veja quais empresas estão proibidas de cortar seu fornecimento de água e gás

Na quarta-feira (18), João Doria (PSDB), o governador de São Paulo,  anunciou que prolongou até 30 de abril a medida que impede o corte no fornecimento de gás e água de estabelecimentos comerciais no Estado. O prazo anterior era até dia 31 de março.

Veja quais empresas estão proibidas de cortar seu fornecimento de água e gás
Veja quais empresas estão proibidas de cortar seu fornecimento de água e gás (Foto: Google)

De acordo com Doria, os comerciantes que têm débitos com Sabesp, Comgás, Naturgy e Gás Brasiliano podem renegociar suas dívidas para pagar em 12 vezes sem juros e multas

“Proprietários de pequenos e médios estabelecimentos comerciais, principalmente bares e restaurantes, que não conseguiram pagar suas contas não terão seus nomes negativados e as dívidas poderão ser negociadas para o pagamento sem aplicação de nenhuma multa ou juros”, explicou ele.

A medida foi divulgada durante coletiva que contou detalhes sobre as medidas adotadas pelo governo a fim de conter a pandemia do covid-19. E são válidas para consumidores que demandem até 100 metros cúbicos por mês (m³/mês) no caso da Sabesp, e de 150 m³ das distribuidoras de gás. 

“Será suspenso o corte no fornecimento de gás e água – água aqui, quero esclarecer, fornecida pela Sabesp, que tem o controle público do governo do Estado de São Paulo. Isso para todos os estabelecimentos comerciais que por circunstâncias não puderam honrar o pagamento de suas contas de gás e água. Isto está suspenso até 30 de março deste ano”, disse Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Energia 

Nesta terça-feira (17), o governo de São Paulo solicitou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) faça a adoção de medidas que impeçam o corte no fornecimento de luz de consumidores do Estado.

A informação veio do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, durante evento de atualização das medidas adotadas no combate à pandemia do novo coronavírus.

Conforme ele, ocorreu uma reunião na terça com o diretor da Aneel, André Pepitone, com o objetivo de debater o tema, que deve entrar na pauta da agência nos próximos dias.

“Ontem mantivemos contatos com a diretoria da Aneel, para que medidas sejam adotadas na energia elétrica, e recebemos do presidente André Pepitone a indicação de que esse assunto será tema de discussão ainda nesta semana”, disse.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!