Sebrae divulga pesquisa com criação de vagas nas micro e pequenas empresas

Conforme foi divulgado pelo Sebrae, somente no mês de janeiro de 2021 as micro e pequenas empresas criaram 195,6 mil vagas de trabalho formal. A pesquisa foi feita com com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Sebrae divulga pesquisa com criação de vagas nas micro e pequenas empresas
Sebrae divulga pesquisa com criação de vagas nas micro e pequenas empresas (Imagem: Reprodução Rede Clima TV)

Vagas de emprego em janeiro de 2021

Uma pesquisa realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostrou que no mês de janeiro de 2021 foram geradas 195, mil vagas de emprego.

Todos os mais de 190 mil funcionários foram contratados formalmente por micro e pequenas empresas. Às vagas geradas em janeiro deste ano, foram praticamente o dobro do ano passado, com 103,9 mil funcionários contratados em janeiro de 2020.

Às oportunidades geradas representam 75% das 260.353 novas vagas de emprego no Brasil neste ano. Isto representa o sétimo mês seguido que as micro e pequenas empresas lideraram a criação de novos empregos.

Nos últimos seis meses, foram gerados 1,1 milhão de novos empregos pelas pequenas empresas. Já as empresas de médio e grande porte criaram 385,5 mil novos postos de trabalho.

De acordo com Carlos Melles, presidente do Sebrae, essa grande quantidade de vagas criadas pelas pequenas empresas, reforça à importância que elas têm para o país.

“Em 2020, foram as micro e pequenas empresas que sustentaram o nível de emprego no país. Esse ano não deve ser diferente”, afirma Melles.

Vagas por setores e regiões

Os setores que mais criaram vagas de emprego foram:

  • Serviços: 83.686 vagas;
  • Agropecuária: 32.984 vagas;
  • Comércio: 9.848 vagas;
  • Construção: 43. 498 vagas;
  • Indústria: 90.431 vagas.

As regiões que mais geraram vagas  foram:

  • Sudeste: 105.747 vagas;
  • Nordeste: 28.420 vagas;
  • Sul: 83. 587 vagas;
  • Centro-Oeste: 35.741 vagas;
  • Norte: 6.937 vagas.

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, está otimista quanto os novos empregos gerados, pois, é uma retomada da economia. Além disso, ele ressaltou que é a favor da vacinação em massa para que todos possam ter um retorno seguro aos seus postos de trabalho.

“A mensagem que eu queria deixar é o vamos vacinar. Esses 38 milhões de invisíveis, eles ganham as vidas nas ruas, no dia a dia. Estão vendendo refrigerantes nas praias, água nos sinais, vendem os churrasquinhos de gato na entrada dos prédios em construção. Estão sem condição de trabalho, sem a vacina. Por isso que tem que ter vacinação em massa, para esse pessoal voltar com segurança ao trabalho”, declarou.