Novo calendário de início das aulas presenciais no Rio de Janeiro

Estudantes do 3º, 4º, 5º, 6º e 9º anos do ensino fundamental do Rio de Janeiro tiveram a volta ás aulas presenciais adiado por 15 dias. Enquanto que os estudantes da pré-escola devem retornar as salas de aula ainda hoje (22).

Novo calendário de início das aulas presenciais no Rio de Janeiro
Novo calendário de início das aulas presenciais no Rio de Janeiro (Imagem/Reprodução: Google)

A rede municipal de educação do Rio de Janeiro decidiu pelo adiamento das aulas presenciais para estudantes com mais de oito anos de idade. Esse grupo de alunos retornaria para as salas de aula hoje.

Aulas presenciais ou remotas

Vale lembrar que o retorno às aulas presenciais é facultativo. Ou seja, os pais e responsáveis podem escolher se enviam os estudantes para a escola ou se eles permanecerão com o ensino remoto.

Caso a escolha seja pelo ensino remoto, o estudante poderá acompanhar as aulas pela TC Escola (canal 2.3).

Ou na televisão fechada:   

  • NET/Claro – canal 15,
  • Claro TV – canal 8,
  • Oi TV – canal 25,
  • Sky – canal 21,
  • Vivo – canal 7.

Além disso, as aulas ficarão disponíveis no canal do YouTube MultiRio ou no Portal MultiRio.

Duas medidas foram adotadas para oferecer o ensino remoto aos estudantes da rede municipal do Rio de Janeiro.

A primeira é a disponibilização de pacote de dados, com eles os estudantes podem acessar o aplicativo RioEduca e acompanhar os demais canais de educação.

A segunda medida é a disponibilização de material didático extra impresso para quem não tem condições de acessar as aulas on-line.

Como estão as aulas presenciais no Rio de Janeiro?

Com a medida de adiamento, apenas os estudantes da pré-escola, com idade entre 4 e 8 anos, estão com aulas presenciais.

Na última semana mais 149 escolas foram abertas para receber esses estudantes. Esse grupo de estudantes está com aulas presenciais desde 8 de fevereiro.

Cerca de 80% dos pais e responsáveis optaram pelo retorno presencial e não tivemos que fechar nenhuma unidade escolar. Decidimos adiar a segunda fase para priorizar o avanço da primeira, focando assim na alfabetização e na educação infantil. Esses alunos são os que mais precisam de ensino presencial, pois estão em um momento crucial de desenvolvimento”, explicou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA