Calendário de vacinação da COVID-19 deve acelerar após ordem de Pazuello

Em meio ao processo de saída do Ministério da Saúde, o general Eduardo Pazuello indicou que a vacinação da covid-19 deve acelerar. Em entrevista à CNN, Pazuello afirmou que orientou os estados a aplicarem todos os últimos lotes dos imunizantes distribuídos como primeira dose.

Calendário de vacinação da covid-19 deve acelerar após ordem de Pazuello
Calendário de vacinação da covid-19 deve acelerar após ordem de Pazuello (Imagem: Maksim Goncharenok/Pexels)

Por conta desta nova ordem, Pazuello apontou que os números de vacinação devem dobrar nesta semana. A afirmação foi feita neste domingo (21) à CNN. Ele informou que realizou o pedido de liberação para uso imediato dos estoques à Secretaria de Vigilância Sanitária da pasta há mais de duas semanas.

Com esta liberação para aplicar imediatamente todo o estoque dos imunizantes guardados nas secretarias municipais, ele projeta a vacinação de uma grande quantidade da população no país.

Pazuello revelou que a medida foi possível por conta da velocidade de entrega do Butantan e da Fiocruz. Estes dois aceleraram a produção, de forma a garantir um estoque de entregas.

Ministério da Saúde autoriza uso de todo o estoque para a primeira dose da vacinação da covid-19

Neste domingo (21), o Ministério da Saúde autorizou o uso das vacinas reservadas para a aplicação da segunda dose. A decisão possibilita que todo o estoque seja usado para a primeira dose da imunização.

A orientação anterior era que metade das vacinas fossem mantidas como estoque de segurança para a segunda fase. Com esta medida, o mistério espera que o número de vacinados seja ampliado no Brasil.

A decisão também é valida para as vacinas que foram entregues neste final de semana. Neste período, o país passou a conta com 5 milhões de doses do Butantan e da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz.

O Ministério alegou que a medida leva em consideração a previsão de entregas semanais do Butantan e da Fiocruz. Estes dois aceleraram a produção por meio da chegada de matéria-prima (IFA) importada. Como resultado, há maior garantia de estabilização das distribuições aos estados.

Inicialmente, a aplicação de todas as doses, sem reserva, tem validade para esses 5 milhões de imunizantes que foram anunciados neste sábado (20). Caso a produção e o ritmo de entrega dos lotes previstos se mantenham, a orientação será mantida.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.