Com pandemia, demanda por criação de templates para site cresce e é facilitada (mesmo para quem não entende de programação)

Os sites são uma das formas possíveis para ganhar dinheiro na internet ou promover o seu negócio. Mas, para isso, é importante prestar atenção na qualidade dos seus Templates. Será que possuem características que agradam o seu leitor ou cliente?  Pensando nisso, nós decidimos separar uma série de dicas para te ajudar a criar um template para site sem usar programação. Quer saber mais sobre? Continue a leitura!

O mundo digital avançou 10 anos em 1 com a pandemia (Imagem: Reprodução/Divulgação)

1- Entenda o seu público

Entender o público é muito importante para criar um Template. Isso porque você terá que saber quais são os tipos de cores utilizadas e como criar uma estrutura visualmente atrativa.

 Por exemplo, se o seu site possui o objetivo de divulgar serviços de arquitetos. Ele deverá possui uma galeria para inserir as fotos do portfólio.  Já se o objetivo do site é ser uma agência de redatores, é muito importante ter uma área de blog para que os clientes possam analisar a qualidade dos textos. 

2- Procurando template pronto

Criar um Template pronto é uma das coisas mais fáceis e práticas. Existem muitas plataformas que possibilitam a hospedagem e fornecem opções requintadas e já criadas de design. Dessa forma, pagando menos de R$20 por mês, é possível criar um site exclusivo, mudando cores e textos, deixando-o o seu estilo apenas arrastando os materiais na tela. 

Sendo assim, não será necessário fazer a contratação de um especialista para fazer isso. Além disso, é possível encontrar opções que claramente darão mais estilos por serem feitas por profissionais e estarem disponíveis de forma gratuita. 

3- Inspirando-se e fazendo a diferença

Após encontrar e criar um template baseado em exemplos já prontos, uma alternativa é que você procure inspiração para fazer alterações diferentes daquelas já realizadas por seus concorrentes. Neste momento pode-se inserir filtros especiais ou imagens exclusivas. Em alguns blogs é possível até mesmo adicionar áudios. 

Por exemplo, o Instituto Federal Catarinense de Brusque criou um aplicativo de uma rádio online. Ela está disponível também em um site. A base dele é um template pronto e que foi editado. Ao acessar a plataforma, é possível notar que a rádio toca dentro do blog! Portanto, você pode ler os artigos dos alunos da instituição enquanto ouve a programação feita por eles. 

Dessa forma, pense nestes tipos de inovações para que o seu site possua um diferencial. Pode ser tanto em relação ao design, áudios, vídeos ou imagens. 

4- Preparando textos e imagens antecipadamente

Antes mesmo de seu site ir para o ar e ser indexado no google, é importante que você produza textos e procure por imagens em bancos gratuitos. Deixe tudo pronto para que seus primeiros leitores já possam ter uma boa experiência. Vale ressaltar a importância deles estarem prontos até mesmo antes de criarem-se o mapa do site. 

Procure não utilizar imagens diretamente do Google. O SEO do site pode ser penalizado por “cópia” de fotografias. Portanto, procure por bancos gratuitos. É possível encontrar muita coisa de qualidade por lá!

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!