Veja onde fazer pagamento online do IPVA no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, os contribuintes podem pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021 sem sair de casa. É uma forma de ficar em dia com o imposto e manter o isolamento social. Saiba como quitar.

Veja onde fazer pagamento online do IPVA no Rio Grande do Sul
Veja onde fazer pagamento online do IPVA no Rio Grande do Sul (Imagem FDR)

O IPVA poderá ser pago em qualquer aplicativo ou através de home banking (internet) dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. No Banco do Brasil o pagamento só pode ser feito por clientes. Já nas casas lotéricas da Caixa Econômica Federal, o pagamento é somente presencial.

Para quitar os débitos, o contribuinte deve ter em mãos o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), ou informar a placa e o Renavam do veículo.

Os contribuintes que efetuarem o pagamento à vista do tributo neste mês, contam com descontos de até 20,80%.

Esta porcentagem de desconto inclui 1% pela antecipação do pagamento, e ainda os descontos de Bom Motorista (máximo de 15% para três anos sem infrações de trânsito), e Bom Cidadão (máximo de 5% para quem tiver 150 notas fiscais ou mais com CPF).

A taxa de licenciamento e multas podem ser quitadas separadamente do IPVA, e o dono do veículo deve se atentar às datas de vencimento de cada uma das obrigações. 

Para conferir os valores do IPVA, multas e pendências, o contribuinte deve ser acessar o site www.ipva.rs.gov.br. Ou, baixar o aplicativo IPVA RS disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play.

IPVA 2021 Rio Grande do Sul

  • Quem deve pagar: todos os donos de veículos automotores fabricados a partir de 2002.
  • Como pagar : O proprietário deve apresentar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) ou a placa do veículo e o Renavam. A taxa de licenciamento e as multas podem ser pagas separadamente do IPVA.
  • Onde efetuar o pagamento: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (agências lotéricas) e Banco do Brasil (somente para clientes). Também é possível pagar pela internet por meio dos serviços de home banking dos bancos credenciados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.