Quem são os servidores aposentados que tiveram prorrogação na prova de vida?

Prova de vida é remarcada novamente pelo governo. Nessa semana, a equipe federal informou que estará adiando a atualização da prova de vida para servidores públicos que recebem pelo Siape. A iniciativa foi tomada levando em consideração a atual situação do coronavírus e não resultará na suspensão dos benefícios.

Quem são os servidores aposentados que tiveram prorrogação na prova de vida?(Imagem: Reprodução/Google)

A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório para que os aposentados e pensionistas permaneçam recebendo seus salários. Normalmente, sua realização é feita de forma presencial, com o cidadão apresentando um documento oficial com foto em uma instituição bancária.

No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, a atividade ficou suspensa. Ao longo de todo o segundo semestre de 2020 os segurados não precisaram cumprir o procedimento. Sua retomada passou a ser feita a partir de fevereiro, mas não para todos os grupos.

Quem está isento da prova de vida

De acordo com a publicação liberada no Diário Oficial da União, os servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que recebem pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) não precisaram fazer a prova de vida.

Para esse grupo, o procedimento segue suspenso até o dia 31 de maio, de modo que não determine o cancelamento dos salários e aposentadorias. Ao vencer o período acima, cada cidadão será convocado, no mês de seu aniversário, para realizar a correção.

Suspensão dos pagamentos pelo INSS

É preciso ficar atento ao fato de que aqueles que já estavam com os benefícios suspensos por atraso na prova de vida não poderão receber os pagamentos.

A medida de retardamento da atualização só pode ser feita para quem teve o cadastro atrasado a partir de março de 2020, mês em que a pandemia passou a ser um impasse nacional.

Calendário da prova de vida pelo INSS

MÊS DE VENCIMENTO DA PROVA DE VIDA MÊS PARA REALIZAR A PROVA DE VIDA
Março e Abril/2020 Maio de 2021
Maio e Junho/2020 Junho de 2021
Julho e Agosto de 2020 Julho de 2021
Setembro e Outubro de 2020 Agosto de 2021
Novembro e Dezembro/2020 Setembro de 2021
Janeiro e Fevereiro/2021 Outubro de 2021
Março e Abril/2021 Novembro de 2021

 

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.