Com o SiSU é possível ingressar em instituições públicas de todo o país usando a nota do Enem, que será divulgada no próximo dia 29 de março. Só na edição de 2021 são mais de 100 universidades ofertando vagas.
O a aproximação da data de divulgação do resultado do ENEM 2020 a expectativa dos estudantes aumenta. Já que com a nota do exame será possível se inscrever no SiSU 2021.
As inscrições no Sistema de Seleção Unificada só começam em 6 de abril, mas a consulta de vagas já está disponível.
Como usar a nota do Enem no SiSU?
Em 2021 as inscrições acontecerão de 6 a 9 de abril, com divulgação do resultado no dia 13 do mesmo mês.
Olhando de fora pode parecer que é um sistema simples, onde o estudante apenas faz a inscrição e aguarda, mas não, ele é bem mais complexo que isso.
Para ingressar no ensino superior com o Sistema de Seleção Unificada, é necessário ficar atento a algumas questões:
– Escolha o curso agora
Mesmo sem a divulgação da nota no Exame. Essa escolha antecipada permite uma análise do curso e instituição. Uma boa dica é pesquisar as notas de corte dos 3 últimos anos.
– Simule o uso de sua nota,
De antemão já lembramos que isso é apenas uma estimativa. Mas, com a divulgação da nota do ENEM, o candidato pode buscar alguns simuladores que dão uma noção das chances de aprovação no curso escolhido.
Entre os simuladores mais conhecidos estão o do Stoodi, Geekie Games e Descomplica.
– Fique de olho no sistema todos os dias
Lembra da nota de corte? Então, ela não é gerada apenas com o final das inscrições. Mas também enquanto elas estão abertas, é o que chamamos de nota de corte parcial.
Essa nota parcial ajuda o estudante a analisar suas chances de aprovação e até escolher outra instituição.
“Assim dá para identificar o quão está perto da nota de corte ou não e, eventualmente, procurar uma outra opção com mais chance de passar”, afirma Madson Molina, coordenador do Anglo.
– Fique de olho na lista de espera e outras chamadas
Além da chamada regular, essas são as duas outras chances de ingressar pelo sistema.
Mas para que isso aconteça é necessário ficar atento às convocações feitas pelo sistema. E também nas chamadas feitas durante o semestre pela própria instituição.
Continue bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.