Governo de Pernambuco decreta novo período de lockdown em todo o estado. Devido ao crescimento no número de contaminação pela covid-19, o governador Paulo Câmara informou que adotará medidas de restrição mais rígidas nos municípios. O isolamento restrito passará a funcionar a partir desta quinta-feira (18), fechando uma série de servidos. Acompanhe.
Enquanto o Brasil vivencia o segundo pico da covid-19, os governadores estaduais estão aderindo a medidas que tenham como finalidade reduzir os índices de contágio da doença. Em Pernambuco um novo lockdown está prestes a começar e deverá perdurar até o próximo dia 28.
A decisão foi anunciada por Paulo Câmara, nessa segunda-feira (15), logo após o estado viver um período com o toque de recolher. Ao longo dos próximos 11 dias serão permitidos apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais, sob o risco de multas para quem descumprir o decreto.
“O número de casos e de mortes continuam subindo. A pressão sobre o sistema de saúde também. A mais grave penalização é perder vidas e a nossa maior missão é protegê-las. Adotamos novas medidas sociais e econômicas, buscando reduzir o impacto da pandemia, mesmo diante de uma crise que também atinge o governo”, afirmou Câmara.
“Não se pode medir esforços quando se luta pela vida. Queremos fazer o Estado e o país voltarem à normalidade. Não há mais alternativas neste momento. Estamos em um novo pico da crise, em ameaça crescente. É preciso reverter essa tendência para proteger cada vida e vencer”, completou o governador.
O que está proibido de funcionar em Pernambuco
- serviços de bares e restaurantes;
- shoppings e galerias comerciais;
- óticas;
- salas de cinema e teatros;
- academias;
- salão de beleza e similares;
- comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho;
- escolas e universidades (públicas e privadas);
- clubes sociais, esportivos e agremiações;
- práticas e competições esportivas; praias, parques e praças;
- ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais.
O que permanecerá aberto:
- supermercados;
- padarias;
- farmácias;
- postos de combustíveis;
- petshop;
- clínicas, ambulatórios e similares;
- bancos e lotéricas;
- transporte público;
- indústrias, atacado e termoelétricas;
- construção civil; material de construção;
- materiais e equipamentos de informática;
- lojas de materiais e equipamentos agrícolas, oficinas e assistências técnicas e lojas de veículos.
De acordo com o último balanço liberado, o estado contabilizou 317.528 casos da covid-19, com 11.383 mortes.