CAIXA funciona em novo horário para iniciar pagamentos do auxílio emergencial 2021

A Caixa Econômica já montou um esquema para uma possível retomada dos pagamentos do auxílio emergencial. De acordo com fontes ouvidas, cerca de 700 agências podem vir a funcionar aos sábados. O esquema passa a vigorar após a edição de um decreto com a regulamentação dos repasses, com previsão para abril.

CAIXA funciona em novo horário para iniciar pagamentos do auxílio emergencial 2021
CAIXA funciona em novo horário para iniciar pagamentos do auxílio emergencial 2021 (Imagem FDR)

Antes disso, é preciso que o Congresso publique a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que autoriza os gastos com o auxílio. E o governo deve publicar uma MP (Medida Provisória) que estabelece as regras para a ajuda governamental. A previsão é que até a semana que vem a MP seja publicada.

A expectativa é que as agências da Caixa funcionem aos sábados das 8h às 12h, em finais de semana que ainda serão definidos. Em 2020, o funcionamento aos sábados aconteceu em 22 semanas. 

O crédito em conta poupança para os trabalhadores informais será depositado todos os dias, inclusive aos domingos. Ou seja, o depósito não ocorrerá somente nos dias úteis.

Como forma de evitar aglomerações, a orientação é estimular os beneficiários a utilizar o aplicativo Caixa Tem para movimentar o dinheiro depositado na conta poupança.

Através do aplicativo é possível pagar boletos, contas de água, luz, telefone, entre outras e ainda fazer compras. É necessário aguardar alguns dias para sacar o dinheiro ou transferir para outras compras.

Como forma de evitar as fraudes, a Caixa está orientando os usuários a renovarem seu cadastro no aplicativo. A atualização começou ontem (14) para nascidos em janeiro e no 31 de março, será a vez dos nascidos em dezembro.

Confira as datas de atualização, segundo o mês de nascimento:

  • 14 de março (domingo) – Janeiro
  • 15 de março (terça) – Fevereiro
  • 18 de março (quinta) – Março
  • 20 de março (sábado) – Abril
  • 22 de março (segunda) – Maio
  • 23 de março (terça) – Junho
  • 24 de março (quarta) – Julho
  • 25 de março (quinta) – Agosto
  • 26 de março (sexta) – Setembro
  • 29 de março (segunda) – Outubro
  • 30 de março (terça) – Novembro
  • 31 de março (quarta) – Dezembro

Atraso na tramitação do auxílio emergencial

O Ministério da Cidadania esperava iniciar os pagamentos do auxílio emergencial em 18 de março, próxima quinta, para os beneficiários do Bolsa Família. E para os trabalhadores informais, o o crédito em conta poupança a partir da última semana do mês.

Porém, por conta do atraso na tramitação da PEC, a saída encontrada foi rodar a folha com os valores tradicionais do Bolsa Família.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.