Vale a pena se inscrever em cursinho? Temporada de vestibular e ENEM foram alteradas

Diversos processos seletivos como o vestibular e ENEM tiveram seus calendários alterados por conta da pandemia. Com a preparação acontecendo bem antes das provas, fica a dúvida se compensa se matricular em um cursinho ou aguardar um pouco.

Vale a pena se inscrever em cursinho? Temporada de vestibular e ENEM foram alteradas
Vale a pena se inscrever em cursinho? Temporada de vestibular e ENEM foram alteradas (Imagem: Google)

A pandemia causada pela Covid afetou a todos, inclusive os estudantes, que tiveram as aulas suspensas e também alteradas as datas de diversos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio.

Vale a pena investir em um cursinho preparatório para o vestibular e ENEM?

Essa é uma dúvida que pode tomar conta dos estudantes brasileiros nesse momento.

Já que por conta da pandemia o calendário do ENEM, por exemplo, foi alterado, fazendo com que as provas da edição de 2020 acontecesse em 2021.

Além disso, diversas instituições não divulgaram as datas do seu vestibular ainda, mas não aderiram ao SiSU, como é o caso da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Para tentar ajudar nessa descoberta se vale a pena esse investimento ou não, trouxemos algumas dicas.

Analise as suas chances de aprovação, isso quer dizer que você deve observar seu nível de dedicação para as provas do Vestibular e Enem que fez.

Você se dedicou de verdade aos estudos? Respondeu as questões no chute? Se a resposta para uma dessas perguntas for negativa, então, vale sim o investimento.

Você consegue estudar sozinho? Esse é um ponto extremamente importante de ser observado. Os cursos oferecem uma estrutura muito boa com aulas, material, simulados, monitorias, acompanhamento, para auxiliar no aprendizado.

Tenha um tempo de férias, mesmo que nesse momento a recomendação seja para não viajar, tire alguns dias de descanso dos estudos. Fique em casa, foque em outras coisas, assista suas séries, filmes, se distraia. Pode ser exaustivo demais emendar uma preparação na outra, segundo o coordenador do curso Poliedro de São José dos Campos, Márcio Guedes.

Antes de iniciar em um curso, pesquise sobre ele, veja as regras do contrato, afinal, você pode ser aprovado enquanto estuda. Busque um cursinho que tenha uma boa didática e bom índice de aprovação no vestibular e ENEM.

É muito cedo para fazer um cursinho para um vestibular que nem data tem ainda?

Não, mesmo sem um calendário divulgado pela instituição em que se pretende ingressar é possível iniciar os estudos. Mas duas coisas são necessárias.

Primeiro, o estudante deve pesquisar como será o ingresso em 2021 naquela instituição (se por vestibular, seleção simplificada ou nota do ENEM).

Então, o segundo passo, caso a instituição opte pelo vestibular. É buscar por um curso preparatório que já conheça o padrão de prova daquela instituição e que trabalhe nele, mesmo sem a divulgação do calendário.

Quer ficar bem informado? Então, continue acompanhando a editoria de carreiras do FDR.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Vale a pena se inscrever em cursinho? Temporada de vestibular e ENEM foram alteradas

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA