Atenção! Último dia para enviar documentos de matrícula no ProUni

Estudantes pré-selecionados no Prouni têm até hoje, 12, para fazer a comprovação de informações diretamente na instituição. Essa etapa é extremamente importante. Pois, é depois dela que a matrícula é de fato gerada.

Último dia para enviar documentos de matrícula no Prouni
Último dia para enviar documentos de matrícula no Prouni (Imagem/Reprodução: Google)

Encerra hoje o prazo para a comprovação de informações junto ao Prouni, quem não fizer essa etapa perderá o direto à vaga. Apenas o próprio candidato pode fazer essa etapa, mas, caso ele esteja impossibilitado por alguma razão, deve constitui um representante legal com uma procuração.

A comprovação é a única parte presencial do processo de seleção. Nela o estudante deve se dirigir até a instituição em que está pré-selecionado para estudar e apresentar toda a documentação necessária.

Documentos necessários para a comprovação de informações do Prouni

Confira quais os documentos necessários para essa etapa, lembrando que eles devem ser apresentados em original e cópia:

– Documento de identificação – RG, CNH, Carteira Funcional, Identidade Militar, Registro Nacional de Estrangeiros, Passaporte ou Carteira de Trabalho.

– Comprovante de Residência – telefone, boleto bancário, contas de água, energia elétrica, gás, fatura de cartão de crédito. Ou ainda, contrato de aluguel, demonstrativo do Imposto de Renda, declaração do proprietário do imóvel que confirme a residência, comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social.

– Comprovante de Ensino Médio – comprovante de que o estudante concluiu todo o ensino médio ou como bolsista integral em escola particular, comprovante de conclusão do ensino médio no exterior com a tradução do documento. Certificado do Encceja ou ENEM.

 – Comprovante de Renda – diversos documentos são aceitos, a depender do tipo de ocupação profissional exercida. Entre eles extratos bancários dos últimos três meses, três ou seis últimos contracheques, declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, CTPS, estratos bancários, declarações tributárias, guias de recolhimento ao INSS. Guias de recolhimento ao INSS, com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada. Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

– Comprovante de professor da educação básica – documento que comprove que o profissional está em exercício do magistério em escola da rede pública.

O estudante precisa apresentar a comprovação de renda e o documento de identificação de todos os membros do seu grupo familiar.

Além desses documentos que são obrigatórios a todos os candidatos, o estudante também pode ter que entregar laudo médico que comprove a deficiência, quando for o caso. E comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais.

Prouni

Com o Programa Universidade Para Todos, os estudantes brasileiros de baixa renda têm a possibilidade de ingressar no ensino superior com bolsas de estudos de 50% a 100% de desconto.

Só na primeira edição do ano, que aconteceu com uso da nota do ENEM 2019, foram 99.223 inscritos.

Vale lembrar aos estudantes que essa é a última etapa da primeira seleção do ano. Ou seja, quem perder o prazo terá que esperar o Prouni 2021.2.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.