Concursos públicos do Paraná poderão ser adiados após ordem do MP

Nesta quarta-feira (10) o Ministério Público do Pará manifestou à sua preocupação em realizar os concursos públicos do Paraná em meio à pandemia da Covid-19. Isto significada que as provas podem ser adiadas, pois, segundo o decreto do estado, não deve haver mais de 10 pessoas em uma mesma sala.

Concursos públicos do Paraná poderão ser adiados após ordem do MP
Concursos públicos do Paraná poderão ser adiados após ordem do MP (Imagem: Reprodução Gran Cursos)

Concursos adiados

Na última quarta-feira (10) foi realizada uma reunião com o Ministério Público do Pará, o governo federal e às promotorias de Justiça de Direitos Constitucionais e Grupo de Trabalho Estratégico (GTE), para analisar à situação das provas concursos públicos que estão previstas para acontecer nos próximos dias, em especial o da Polícia Militar e Polícia Civil.

De acordo com o Ministério Público, “a realização de concursos públicos contraria o próprio decreto governamental, que não permite realização de aglomeração e reunião de mais de 10 pessoas em um mesmo ambiente”.

O Secretário Estadual de Segurança Pública do Pará (Segup), Ualame Machado, não compartilha da mesma opinião do Ministério Público, pois, segundo ele: “Aumentamos o efetivo para o fortalecimento da orientação externa. Além disso, teremos mais locais de prova e mais profissionais”.

Ou seja, o secretário deixou claro que não há com que se preocupar, já que “as provas estão divididas em vários dias para que ocorram dentro das normas de segurança”.

Machado acrescentou dizendo que irá levar todos os protocolos sanitários e à maneira em como foram distribuídos os candidatos no dia da prova,  ao ao comitê técnico de Covid-19 do governo.

Concurso Polícia Civil

O concurso da Polícia Civil recebeu 100 mil inscritos. No último domingo (7) aconteceu a prova para os candidatos do sexo feminino. Ao todo 26 mil candidatas inscritas realizaram a prova no Pará em três dias diferentes.

A prova aconteceu em meio à fase vermelha, mas, conforme a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) se posicionou:

“A realização das provas obedeceu os protocolos e recomendações de prevenção à Covid-19 e foram divididas em vários dias para que ocorram dentro das normas de segurança.”

A prova para os candidatos do sexo masculino está marcada para o próximo domingo (14) e a previsão é de receber os 67 mil escritos. Se houver alguma suspensão os candidatos serão informados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!