Prefeitura do RJ prorroga restrições, mas amplia funcionamento de bares e restaurantes

No Rio, o Prefeito Eduardo Paes prorrogou até o próximo dia 22, grande parte das medidas restritivas para tentar conter o crescimento de casos de coronavírus no município. Mas, um decreto publicado pelo prefeito no Diário Oficial de hoje, 11, flexibilizou algumas determinações que passam a valer amanhã.

Prefeitura do RJ prorroga restrições, mas amplia funcionamento de bares e restaurantes
Prefeitura do RJ prorroga restrições, mas amplia funcionamento de bares e restaurantes (Imagem Google)

Os bares e restaurantes tiveram o horário de funcionamento estendido à noite e os quiosques e barraqueiros das praias, podem voltar a atender. As atividades econômicas foram escalonadas por horário, com a finalidade de tentar diluir a quantidade de passageiros no transporte público.

Os donos de bares e restaurantes protestaram nos últimos dias contra a restrição de horário e foram à Justiça. 

Procura por hospitais continua grande

A divulgação do boletim regional para risco de Covid-19 foi suspensa pela Prefeitura do Rio, pois em seu entendimento, a regra deve ser a mesma para a cidade toda. Na prática, o Rio permanece com risco alto.

De acordo com Paes, mesmo com os índices de óbitos diminuindo, o número de pessoas que se dirigem a rede de saúde se queixando de sintomas está subindo. Por conta disso, o prefeito decidiu manter as restrições.

“Nós não vamos ficar esperando lotar as emergências para fazer alguma coisa. Os números hoje apontam para uma situação difícil daqui a um tempinho”, explicou Paes.

O que muda com o novo decreto no Rio

  • Bares, restaurantes, quiosques e similares podem atender presencialmente até as 21h
  • Após esse horário, atendimento somente delivery, drive-thru e entrega rápida com retirada do produto no estabelecimento (take-away)
  • Quiosques na orla podem reabrir, agora das 10h30 às 21h
  • Barraqueiros fixos na areia e ambulantes poderão atender até as 17h
  • Bancas de jornais não podem vender nem expor bebidas alcoólicas

Regras mantidas

  • Entre 23h e 5h, fica proibido permanecer em ruas, espaços públicos, praias e praças; caso descumpra, multa de R$ 562,42 – a circulação será permitida
  • Eventos, festas e rodas de samba permanecem proibidos
  • Não podem funcionar boates, casas de espetáculo, feiras especiais, feiras de ambulantes e feirartes (artesanato) — feiras livres, de alimentos, estão liberadas
  • A lotação máxima de 40% em todos os locais.

Atividades econômicas

  • Serviços: das 8h às 17h
  • Repartições públicas: das 9h às 19h
  • Comércio (incluindo shoppings): das 10h30 às 21h.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.