A pandemia do coronavírus vem se agravando no Estado de São Paulo e o governo estuda implantar medidas ainda mais restritivas para a circulação de pessoas. Segundo informações, São Paulo pode entrar na fase roxa ainda nesta semana.
A fase roxa é ainda mais restritiva que a fase vermelha. Nela, o governo passaria a definir um horário de funcionamento para os serviços essenciais, ou seja, os supermercados, padarias e postos de gasolina, por exemplo, não poderiam mais funcionar 24 horas por dia.
A medida também determina a suspensão do futebol a partir do próximo sábado (13), algo que já era da vontade do Ministério Público de São Paulo.
O governo do Estado também planeja a criação de hospitais de campanha em escolas. A primeira será em uma unidade da favela de Heliópolis. 11 pessoas morreram em Taboão da Serra nesta semana por falta de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A situação do sistema de saúde do Estado é crítica.
De acordo com a CBN, 120 pacientes buscam por UTI por dia em São Paulo. Cerca de 32 municípios estão com hospitais 100% ocupados. A média no Estado é de 81%.
Fase Vermelha
Todo o Estado de São Paulo está na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo. A medida que foi anunciada pelo governador do Estado, João Doria, deve vigorar até o dia 19 de março.
“Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso. Exige medidas coletivas e urgentes (…) Por este motivo nós estamos atendendo a recomendação do centro de contingência e reclassificando todo o estado de SP para a fase vermelha a partir das 0h de sábado”, afirmou Doria.
Na fase vermelha, somente os serviços considerados essenciais podem funcionar. Entre eles estão os setores da saúde, transporte, estabelecimentos como padarias, mercados e farmácias, além de escolas e igrejas, que entraram na lista de serviços essenciais através de decretos estaduais. Já os shoppings, academias, e comércios não podem operar.
Na fase vermelha podem funcionar
- Farmácias
- Mercados
- Padarias
- Açougues
- Postos de combustíveis
- Lavanderias
- Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô
- Transportadoras, oficinas de veículos
- Atividades religiosas
- Escolas
- Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria
- Bancos
- Pet shops
- Serviços de delivery ou entregas
- Indústria
- Construção civil