Precisa da declaração do IRPF de 2020? Receita facilita o seu acesso online

Os contribuintes não isentos devem entregar a declaração do Imposto de Renda 2021 até dia 30 de abril. Para isso, as pessoas podem se basear no último documento. Como forma de facilitar a entrega, a Receita Federal disponibiliza um novo serviço para ter uma cópia da declaração do IRPF de 2020.

Precisa da declaração do IRPF de 2020? Receita facilita o seu acesso online
Precisa da declaração do IRPF de 2020? Receita facilita o seu acesso online (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A partir desta quarta-feira (10), a Receita Federal passa a disponibilizar a cópia da última declaração entregue, por meio do Dossiê Digital de Atendimento (Processo Digital) para quem não possui certificado digital. Este Dossiê está disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

A decisão busca conceder ao contribuinte o acesso à declaração do ano passado, sem a necessidade de comparecer a uma unidade de atendimento presencial da Receita Federal. A medida ainda busca diminuir a circulação de pessoas durante a pandemia de covid-19.

Anteriormente, o serviço de cópia da declaração pelo e-CAC estava disponível somente para quem tivesse certificado digital. Com esta novidade, os contribuintes poderão solicitar a cópia apenas com o código de acesso e senha.

Ao acessar o sistema, a pessoa deve realizar um Dossiê Digital de Atendimento. Caso a pessoa ainda não tenha a senha de acesso ao e-CAC, a página inicial do sistema apresenta as orientações para o procedimento.

A Receita Federal destaca que não há necessidade de juntar documentos. A própria abertura do dossiê será suficiente para emitir a cópia da declaração do IRPF. Sendo assim, basta ignorar a mensagem que solicita anexar documentos ao dossiê.

O contribuinte poderá recuperar a última declaração entregue do IR, desde que tenha sido realizada nos últimos cinco anos. O processo deve ser gerado em nome do titular da declaração. Não há possibilidade de solicitar a cópia por meio da senha de acesso de outra pessoa.

No caso de quem possui certificado digital, será possível baixar a cópia da declaração de qualquer ano pelo sistema de cópias de declarações no e-CAC;

Como obter cópia de declaração do IRPF 2020

  1. Entre no portal e-CAC com o CPF, código de acesso e senha. Logo após, acesse o sistema de Processos Digitais (e-Processo) — presente no menu do lado direito da tela. Com isso, o sistema abrirá uma nova janela do navegador de internet;
  2. Clique em “Abrir Dossiê Digital de Atendimento”;
  3. Identifique o campo “Área de concentração de serviço” e clique na opção “Cópia de Documentos”;
  4. No campo “Serviço”, clique em “Obter cópia da última declaração IRPF entregue”;
  5. Por fim, clique em “Abrir dossiê de atendimento”. A cópia da última declaração do IR estará presente na pasta “Meus processos” no sistema.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.