Cursinho preparatório do ENEM tem inscrições prorrogadas na Unifal; participe

Foi ou é aluno da rede pública de ensino e vai fazer o ENEM? Então, essa oportunidade é para você. São 120 vagas disponíveis no cursinho preparatório Aprendendo a Aprender, ciado pela Unifal.

Cursinho preparatório do ENEM tem inscrições prorrogadas na Unifal; participe
Cursinho preparatório do ENEM tem inscrições prorrogadas na Unifal; participe (Imagem/Reprodução: Google)

A preparação para participar do Exame Nacional do Ensino Médio é o que determina o bom desempenho nas provas. Mas nem todos os estudantes brasileiros têm condições de pagar por um curso preparatório.

Pensando nisso, diversas instituições criam cursos gratuitos, geralmente voltados aos estudantes egressos na rede pública. Como fez a Universidade Federal de Alfenas – Unifal.

“Este projeto busca suprir as lacunas deixadas pelo ensino público brasileiro nos alunos do terceiro ano do ensino médio e egressos, auxiliando-os em sua entrada no ensino superior, não intuito de criar melhores possibilidades de inserção social, econômica e cultural”, afirmou a Unifal.

Curso preparatório para o ENEM na Unifal

Por conta da pandemia, as aulas não podem ser presenciais, acontecendo remotamente.

No Google Meet e Google Sala de Aula, por exemplo. Para participar, é necessário ter feito todo o ensino médio em rede pública (seja em instituições estaduais, municipais ou federais).

Ou ainda ser estudante devidamente matriculado no 3º ano do ensino médio em rede pública.

Ao todo, são 120 vagas, 80 para pessoas que já concluíram o ensino médio e 40 para estudantes.

A organização do curso preparatório informa que aqueles estudantes que fizeram apenas o 3º ano ensino médio em rede pública não serão atendidos.

E também que, caso o estudante seja ex-aluno do curso que tenha abandonado sem justificativa à coordenação, ele pode se candidatar a uma das vagas, mas vai para o fim da fila.  

Caso aconteçam mais inscrições do que o número de vagas contempla, a seleção seja feita priorizando os candidatos mais velhos.

Inscrições

Incialmente o cursinho preparatório para o ENEM – Aprendendo a Aprender receberia as inscrições até 28 de fevereiro.

No entanto, a organização decidiu pela prorrogação do prazo que segue aberto até o dia 13 de março, próximo sábado.

Para se inscrever o interessado deve preencher o formulário disponível na página Seleção de alunos para o Cursinho Preparatório para o ENEM – Aprendendo a Aprender: segundo semestre de 2021.

A nova data de divulgação dos resultados, que aconteceria amanhã, não foi divulgada. Mas o início das aulas remotas está mantido para 15 de março.

Continue acompanhando a editoria de carreiras do FDR e fique bem informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.