Caixa limita acesso ao aplicativo e clientes reclamam do sistema travado

A Caixa Econômica Federal tem restringido acessos simultâneos ao aplicativo e internet banking, de forma com que os clientes não consigam acessar ou movimentar as contas. O banco argumenta que o problema tem acontecido pela alta demanda de usuários.

Caixa limita acesso ao aplicativo e clientes reclamam do sistema travado
Caixa limita acesso ao aplicativo e clientes reclamam do sistema travado (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Desde a semana passada, a Caixa tem utilizado um limitador de acessos simultâneos com o objetivo de evitar a queda do sistema. Este recurso impede que a alta quantidade de movimentações derrube totalmente o sistema.

Quando o número de acessos chega no limite, o sistema dos canais digitais da Caixa recusa ou impede novas tentativas de entrada. Mesmo quem consegue entrar no sistema, pode se deparar com lentidão para realizar movimentações.

Muitos clientes utilizaram as redes sociais para reclamar dos problemas. Houve usuários que indicaram ter dificuldade em acessar os canais digitais da instituição financeira há duas semanas.

Pelo Twitter, alguns clientes haviam relatado que o problema acontecia logo na tentativa de autenticação para acessar o aplicativo. Quando algumas pessoas tentavam acessar o sistema, aparecia a mensagem “Ops! Não reconheci seu usuário e senha. Veja se está tudo certo e tente novamente”.

Como consequência, as pessoas dependentes destas plataformas passam a ter ainda mais dificuldades, além das impostas pela pandemia de covid-19.

Apesar das falhas registradas, a instituição afirma que mais de 16 milhões de transações foram realizadas nos canais digitais, até o começo da tarde desta terça-feira (9), conforme informado pelo O Globo.

A Caixa ressalta que possui equipes destinadas à manutenção das estabilidades dos serviços. Estes profissionais atuam de forma contínua quando há intermitências pontuais no sistema.

Durante este último final de semana, a instituição revelou que a equipe de tecnologia conseguiu ampliar os acessos simultâneos.

Caixa sugere acessar outros canais de atendimento

O banco ainda indicou que trabalha para buscar ampliar o volume de acessos simultâneos. Para realizar os serviços essenciais, a Caixa sugere que os clientes busquem outros canais de atendimento, como correspondentes, agências, terminais de autoatendimento e unidades lotéricas.

Por conta das restrições e protocolos mais rígidos em alguns municípios, por conta da pandemia, os clientes podem ter mais dificuldade para comparecer a algum canal de atendimento.

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Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
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