Permanência da Covid-19 faz com que ações sociais sejam renovadas na Bahia. Nessa segunda-feira (08), o governador do estado, Rui Costa, informou que irá conceder uma nova rodada de pagamentos pelo vale alimentação estudantil. A iniciativa contemplará crianças e adolescentes da rede pública de ensino que estão sem acesso a merenda.
Com as escolas de portas fechadas, centenas de estudantes passaram a perder o direito à merenda. Para parte significativa dos alunos da rede pública estadual da Bahia, as refeições ofertadas durante o período de aula são sua fonte principal de nutrição.
Diante da atual realidade de circulação do novo coronavírus, o governo voltará a conceder o vale alimentação.
Governador auxilia a população
Em entrevista, Rui Costa informou que estará disponibilizando uma nova rodada de R$ 55 por estudante, de modo que compense o não recebimento da merenda escolar.
Segundo ele, ainda sem a previsão de retorno das aulas presenciais, a secretaria de educação ficará responsável por conceder subsídios para garantir a nutrição dos estudantes.
Cada aluno tem direito a um único cartão, o valor de R$ 55. No entanto, sua família pode acumular o benefício caso haja mais de um jovem matriculado na rede estadual.
A previsão é de que o pagamento passe a ser ofertado ao longo das próximas semanas e mais de 800 mil famílias sejam contempladas.
“Nós vamos voltar, esse mês, com o auxílio alimentação que nós damos aos 800 mil alunos da rede estadual. Hoje [segunda, 8] pela manhã vamos definir a data com o secretário da Fazenda e o secretário da Educação”.
Cartão vale alimentação
O benefício já foi ofertado no estado ao longo do ano de 2020, assim que fechadas as escolas com a chegada da pandemia. Seu valor vem sendo concedido exclusivamente para quem estiver matriculado nas escolas públicas do estado, podendo ser utilizado apenas para a compra de gêneros alimentícios.
O processo de entrega em 2020 foi feito com base nas unidades de ensino, sendo solicitado que os pais comparecessem para fazer a retirada. Para essa rodada, o mesmo esquema deverá ser mantido.
Em caso de dúvidas ou problemas, o governo reforça que o jovem ou seu familiar deve entrar em contato com seu centro de ensino, ligar para o telefone 0800 284 0011. Enviar uma mensagem de e-mail para a ouvidoria@educacao.ba.gov ou pelo Fale com a Ouvidoria, disponível no Portal da Educação.