Quando sai a nota do ENEM 2020? Veja programas que aceitam seu desempenho

O resultado com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio ENEM 2020 será divulgado no dia 29 de março de 2021. Depois que você tiver a nota em mãos, você pode se inscrever no programas disponíveis, como o Sisu, ProUni e Fies, todos eles aceitam a nota do Enem 2020.

publicidade
Quando saí a nota do ENEM 2020? Veja programas que aceitam seu desempenho

Tanto o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das provas impressas e digitais terão o seu resultado divulgado no dia 29 de março de 2021. Agora, os estudantes treineiros só poderão consultar o resultado do seu desempenho no dia 29 de maio de 2021.

Os participantes da edição de 2020, podem usar sua nota para ingressar nas faculdades públicos e privadas, por meio dos programas do Sisu, ProUni e Fies. Confira abaixo as regras e o cronograma de cada um.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de incluir os estudantes nas instituições de ensino das faculdades públicas.

publicidade

Para participar os candidatos devem ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter obtido nota na redação maior que zero e não ter participado na condição de treineiro.

Os candidatos são selecionados conforme sua nota do Enem. Ou seja, quanto melhor sua nota mais chance de ingressar na faculdade.

Confira a programação do primeiro semestre de 2021 do Sisu:

  • Inscrição: 6 a 9 de abril;
  • Resultado: 13 de abril (chamada única);
  • Lista de espera: 13 a 19 de abril;
  • Matrículas: 14 a 19 de abril.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é do Ministério da Educação (Mec). Ele oferece bolsas de ensino integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Pode participar do programa os candidatos que seguirem as exigências abaixo:

publicidade
  • Renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo;
  • Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior;
  • Estudante que participou no Enem mais recente e obteve 450 pontos, no mínimo, de média das notas e que não tenha zerado na redação;
  • Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.

Cronograma do ProUni 2021:

  • Comprovação de informações da 1ª chamada: até 3 de fevereiro;
  • 2ª chamada: 8 de fevereiro
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 8 a 24 de fevereiro
  • Inscrição na Lista de Espera: 1º e 2 de março
  • Divulgação da Lista de Espera: 5 de março
  • Comprovação de informações da Lista de Espera: 8 a 12 de março.
publicidade

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) também é um programa do Ministério da Educação (MEC). Ele foi criado com o objetivo de conceder financiamento a estudantes em cursos superiores.

Para participar do programa de financiamento, o candidato deve ter participado do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido nota acima de 450 pontos e não ter zerado na redação.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Mariana Castro
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a sessão de carreiras do FDR, produzindo pautas sobre educação e emprego.