Quem é o coronel nomeado para diretoria do ENEM?

Coronel da Força Aérea foi nomeado no último dia 5 pelo Ministro da Educação. Ele assume como diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, pasta em que o ENEM está inserido.

Quem é o coronel nomeado para diretoria do ENEM?
Quem é o coronel nomeado para diretoria do ENEM? (Imagem: Google)

A nomeação do militar da Força Aérea Brasileira (FAB), o coronel Alexandre Gomes da Silva teria sido o motivo pela demissão do então presidente do Inep Alexandre Lopes.

Já que Alexandre Lopes queria um nome mais técnico, com maior conhecimento em educação, para o cargo. Mas o ministro não abriu mão da nomeação de Silva e demitiu o presidente do INEP. Que foi substituído pelo economista Danilo Dupas.

Quem é o novo responsável pelo ENEM?

Antes de assumir esse cargo, ele era assessor parlamentar. No currículo de Silva consta as seguintes experiências:

Piloto, investigador de acidentes aéreos e na área de comunicação na Aeronáutica; assessor parlamentar do Ministério da Defesa.

Sua formação é em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea, com pós-graduação em Segurança da Aviação e Aeronavegabilidade Continuada pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica e especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Ou seja, nenhuma formação ou experiência na área de educação. É exatamente isso que preocupa os servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Já que a falta de experiência do coronel pode atrasar o processo de elaboração do ENEM 2021, que deve estar pronto para ser enviado as gráficas no meio ano.

Por que a troca de diretoria do ENEM?

Já é o quinto militar a ser escolhido como diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep em apenas dois anos.

Essa troca faz com que o trabalho que até então vinha sendo elaborado seja “quebrado” e outro padrão iniciado.

Silva assume o cargo que estava “vago’, desde a morte de Carlos Roberto Pinto de Souza, em janeiro, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.

Fontes afirmam que um novo militar, no caso, o coronel Alexandre Gomes da Silva, teria sido escolhido para que o governo tenha uma vigilância maior sobre a prova do ENEM.

Mantenha-se bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.