ENEM 2020 será reaplicado! ESTE estado pede por novas datas da prova

Oficialmente, o ENEM 2020 já foi aplicado em todas as modalidades disponíveis. Mas o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União, pedem a reaplicação para o Amazonas.

ENEM 2020 será reaplicado! ESTE estado pede por novas datas da prova
ENEM 2020 será reaplicado! ESTE estado pede por novas datas da prova (Imagem: Google)

O ENEM 2020 apresentou altos índices de abstenções em todas as suas modalidades de aplicação, incluindo a reaplicação.

O Amazonas é um dos estados brasileiros que mais foi prejudicado no exame, já que não participou da aplicação regular.

Na última quinta-feira, o MPF e a DPU protocolaram na 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Amazonas um pedido de reaplicação para os estudantes amazonenses.

Por que reaplicar o ENEM 2020 no Amazonas?

Para os dois órgãos públicos, medidas sanitárias foram descumpridas em alguns municípios.

Além do fato de que no estado houve um alto índice de abstenções. Para se ter noção do índice de abstenções do exame no estado, ao todo, 163.444 estudantes deveriam participar da aplicação.

Mas, no segundo dia, apenas 52.085 compareceram aos locais de prova, assim, o estado registrou 68,1% de abstenções.

Para o MPF e a DPU, essa alta abstenção é reflexo da insegurança dos inscritos frente a situação do Amazonas no combate à Covid-19.

Documento pede a reaplicação do ENEM 2020 no Amazonas

No documento elaborado pelo Ministério Público Federal e pela Defensoria Pública da União, os órgãos citam o município de Itacoatiara, região metropolitana de Manaus.

Lá foi comprovado o descumprimento de medidas sanitárias de prevenção, por exemplo, o espaçamento mínimo de 1 metro e meio entre cadeias; ocupação além do permitido, que era de, no máximo 50%; falta de circulação de ar nas salas de prova.

Vale lembrar também que 753 inscritos da cidade de Boca do Acre, no Amazonas, não participaram do ENEM 2020. Pois uma forte chuva atingiu o município e alagou as escolas em que aconteceriam as provas.

Além disso, os órgãos justificam que, quem estava com doença infectocontagiosa teve a oportunidade de solicitar a reaplicação e participou das provas nos dias 23 e 24 de fevereiro. No entanto, essa oportunidade não foi dada aos estudantes amazonenses adoentados.

Mantenha-se bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.