Formas de pagamento do IPVA 2021 foram alteradas NESTE estado; confira novas regras

No início do ano os brasileiros devem fazer o pagamento de dois impostos fixos, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Além disso, devem ser pagas despesas extras como lista de material escolar que acabam estourando o orçamento.

Formas de pagamento do IPVA 2021 foram alteradas NESTE estado; confira novas regras

Apesar dessas contas do começo do ano, os paranaenses terão um fôlego com o pagamento do IPVA. Mesmo não solucionando a vida dos contribuintes, já pode ser um respiro no momento de pagar os boletos. 

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Secretaria da Fazenda autorizou em 2021 o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em até cinco parcelas mensais. Inicialmente, o parcelamento máximo era de três meses.

Com essa nova paralisação das atividades econômicas que foi determinado pelo governador Ratinho Junior, por conta do avanço da pandemia, as três parcelas que ainda restam terão seus prazos adiados em um mês. 

  • A 3ª parcela, que deveria ser paga em março, com a nova medida deverá ser paga em abril.
  • A 4ª parcela, que deveria ser paga em abril, deverá ser paga em maio.
  • A 5ª parcela, que deveria ser paga em maio, teve o vencimento adiado para junho.

Essa medida foi anunciada no dia 2, junto de um pacote que tem o objetivo de ajudar os paranaenses a enfrentar a crise.

Quais as formas de pagar o IPVA?

A primeira forma de pagar é usando o número do Renavam, para os correntistas dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, Rendimento, Santander, Itaú e Sicredi), pelos meios eletrônicos ou terminais de autoatendimento, não sendo necessário imprimir guia ou boleto;

A segunda é com o boleto, que pode ser pago em qualquer banco, somente para o IPVA. O motorista que quiser acessar o boleto, só precisa acessar o site http://www.fazenda.pr.gov.br/ipva/ com o número RENAVAM;

A terceira é por meio do GR-PR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, Rendimento, Santander, Itaú e Sicredi), para quaisquer exercícios pendentes de IPVA. Para obter a GR-PR, digite o RENAVAM no campo acima e prossiga.

A quarta opção é por meio do site http://www.fazenda.pr.gov.br/ipva/ é possível acessar as parcelas e pagar online pelos aplicativos bancários.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA