Duas instituições do Amapá que não receberão inscrições pelo SISU 2021

A consulta para a seleção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi aberta na sexta-feira (5). Nessa consulta foi possível certificar que somente duas instituições privadas do estado do Amapá não vão receber candidatos pelo SISU 2021, elas optaram por fazer uma seleção própria.

Duas instituições do Amapá que não receberão inscrições pelo SISU 2021
Duas instituições do Amapá que não receberão inscrições pelo SISU 2021 (Imagem: Reprodução Portal FDR)

Ifap

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) é a primeira universidade que não irá participar da seleção do Sisu. A instituição informou que a decisão aconteceu por conta das datas indefinidas dos vestibulares públicos.

Todas as vagas, que neste ano foram 970, que a universidade ofertaria, foram disponibilizadas por meio de um único processo seletivo efetuado em janeiro de 2021.

Ou seja, a Ifap já escolheu seus alunos para os cursos técnicos e de graduação para o ano de 2021, e por isso, não irá participar do Sisu. A seleção desses alunos foram feitas por meio do histórico escolar de cada um.

Unifap

A segunda universidade que também não irá participar do Sisu 2021 é a Universidade Federal do Amapá (Unifap). O motivo da exclusão foi a demora em preencher a maioria das vagas ofertadas pela instituição nessa modalidade.

A seleção do Sisu é de caráter nacional e muitos candidatos que foram aprovados na primeira chamada não compareceram para realizar a matrícula. Devido isso, a instituição precisou fazer várias convocações públicas.

Neste ano de 2021, o objetivo da Unifap é preencher todas suas vagas disponíveis usando apenas a nota do Enem de 2020.

O Nalimilson Pinheiro, coordenador de ensino e pró-reitor substituto da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), explicou que:

O objetivo é fazer a unificação do processo de seleção e com essa unificação a gente deixa de aderir ao Sisu e o processo de seleção da Unifap passa a assegurar 100% por meio do processo seletivo da Unifap, que continua usando as notas do Enem, só que as vagas agora são 100% via PS”.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada liberou na sexta-feira (5) a consulta das vagas disponíveis em todas as instituições de ensino. Somente para este primeiro semestre de 2021, estão sendo ofertadas 209.190 vagas em 5,6 mil cursos de graduação em 24 estados brasileiros.

Cronograma Sisu 2021:

  • Inscrições: de 6 a 9 de abril;
  • Resultado da chamada única: 13 de abril;
  • Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril;
  • Manifestação de interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril.