Como declarar compra de um imóvel na sua declaração do Imposto de Renda?

Com a chegada do período de entrega da declaração do Imposto de Renda, os contribuintes devem estar atentos a todas as informações que devem ser preenchidas. O envio deve ser feito até dia 30 de abril. Descubra como declarar a compra de um imóvel na declaração do Imposto de Renda 2021.

Como declarar compra de um imóvel na sua declaração do Imposto de Renda?
Como declarar compra de um imóvel na sua declaração do Imposto de Renda? (Imagem/PhotoMIX Company)

Ao acessar o programa de declaração do Imposto de Renda, uma das fichas existentes é a de “Bens e Direitos”. Neste campo, o contribuinte não isento deverá inserir as informações sobre o imóvel. Este item vale tanto para os bens quitados ou ainda em financiamento.

Como declarar compra de um imóvel quitado na declaração do Imposto de Renda

No campo “Bens e Direitos”, será preciso indicar o código específico do bem, presente na escritura do imóvel — como apartamento, casa e terreno, por exemplo —, além do valor pago. Vale ressaltar que o preço deve ser de aquisição.

Se o imóvel foi quitado até 2019, o valor de aquisição deve ser o mesmo nos dois campos de situação presentes no fim da página — 31/12/2019 e 31/12/2020.

Caso tenha acontecido alguma reforma e o contribuinte tiver como comprovar por meio de notas fiscais, será possível acrescentar a quantia gasta no campo relativo a 2020.

Declaração de imóveis comprados em 2020

Ao abrir um novo item na ficha “Bens e Direitos, será necessário escolher o item relativo ao imóvel. O contribuinte deverá preencher o campo “Discriminação” com as informações específicas sobre a compra.

Nesta parte, deverá ter informações como os dados do vendedor e se a transação foi à vista ou financiada. Ainda há necessidade de incluir a data de aquisição, número de matrícula e cartório. Estas informações podem ser encontradas na escritura.

Também há espaço para indicar sobre a área, inscrição municipal ou Número do Imóvel na Receita Federal (NIRF), quando o bem é inscrito no Cadastro de Imóveis Rurais.

Além disso, o contribuinte deverá sinalizar o campo “Situação em 31/12/2019” como “0”. Já no campo “Situação em 31/12/2020”, basta indicar o valor gasto para a compra.

Declaração do imóvel em financiamento

No caso do imóvel que ainda não foi pago, a quantia a ser declarada é a que foi paga até a cada data na ficha. Sendo assim, o valor acumula ao longo dos anos de declaração.

Se um imóvel foi comprado em 2020, por exemplo, deverá indicar na declaração a soma da entrada mais as parcelas pagas no ano em questão. Na declaração seguinte, será preciso incluir os gastos dos dois anos, e assim sucessivamente.

Em “Discriminação”, será preciso explicar o valor do imóvel, em quantas parcelas foi financiado e por quantos anos.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.